Record (Portugal)

PORTUGAL METE RESPEITO

- ALEXANDRE REIS

Começa hoje em Rio Maior a preparação da Seleção Nacional para o Europeu’2020

A contagem decrescent­e para o Europeu começa hoje, com a Seleção Nacional a concentrar-se em Rio Maior para um estágio de preparação que vai ter a primeira prova de fogo a 10 de janeiro de 2020, na 1ª ronda do Grupo D, em Trondheim (Noruega). Portugal defronta a poderosa França, uma das equipas mais laureadas internacio­nalmente e detentora de um palmarés inigualáve­l, com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em Jogos Olímpicos, seis de ouro, uma de prata e quatro de bronze em Mundiais e três de ouro e duas de bronze em Europeus. Mas nada que assuste o selecionad­or Paulo Pereira, que tem como objetivo qualificar a equipa para a Main Round, mesmo tendo na sua série outras seleções como a Noruega, vice-campeã nos dois últimos Mundiais, e a teoricamen­te mais fraca Bósnia e Herzegovin­a, país que se estreia e quer afirmar-se.

Pode mesmo dizer-se que, se Portugal passar esta fase, será um dos países candidatos às medalhas, dada a categoria dos adversário­s da série, e não há razão para não acreditar, tendo em conta o cresciment­o dos principais internacio­nais, que jogam nas ligas mais fortes da Europa, em França e Espanha. Mesmo com baixas de última hora, como os categoriza­dos lateral-esquerdo Gilberto Duarte (Montpellie­r, França) e o lateral-direito Diogo Silva (Celje, Eslovénia), o grupo é muito experiente, tendo alcançado um apuramento categórico, com um triunfo frente à França na fase de qualificaç­ão, que falhava desde há 14 anos.

Agora, temos uma geração bem mais ambiciosa e com muito maior experiênci­a internacio­nal, dadas as boas campanhas dos clubes portuguese­s nas provas europeias, como o Sporting, que atingiu os oitavos-de-final da Champions, ou o FC Porto, 3º na Taça EHF após a Final Four. A Seleção, com 21 jogadores, estagiará até dia 30 em Rio Maior, seguindo-se, após a passagem do ano, uma viagem até Torrelaveg­a, para defrontar, já só com 18 jogadores, a seleção anfitriã (3 de janeiro), Rússia (4) e Polónia (5) no Torneio Internacio­nal de Espanha. Seguir-se-á a viagem até Trondheim, na Noruega, para as afinações finais. 21 CONVOCADOS

SELEÇÃO JOGA, ANTES DO EURO, O TORNEIO INTERNACIO­NAL DE ESPANHA, FRENTE AOS ANFITRIÕES, RÚSSIA E POLÓNIA

 ??  ?? ESTÁGIO. Paulo Pereira e adjunto Paulo Fidalgo afinam a equipa
ESTÁGIO. Paulo Pereira e adjunto Paulo Fidalgo afinam a equipa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal