Record (Portugal)

SERENA E DJOKOVIC MELHORES DA DÉCADA

- JOSÉ MORGADO

tempo é de balanços, não apenas do ano que agora está prestes a terminar, mas também... da década, que no que diz respeito ao ténis mundial foi intensa e muito interessan­te. Depois de ter começado a mostrar no final da década passada, juntamente com as suas compatriot­as Ana Ivanovic e Jelena Jankovic, que a Sérvia, apesar de ter apenas 7 milhões de habitantes, poderia dominar o ténis mundial, Novak Djokovic consolidou o seu estatuto de lenda nos últimos dez anos, passando 275 semanas na liderança do ranking mundial e conquistan­do 15 títulos de Grand Slam, tantos quantos Roger Federer havia ganho nos dez anos anteriores.

O sérvio, agora com 32 anos e no segundo posto do ranking – foi ultrapassa­do nos últimos meses por Rafa Nadal –, teve o mérito e a capacidade de se intrometer entre Roger Federer e Nadal, tendo nesta altura mesmo registos de confronto direto favoráveis... contra os dois. ‘Nole’ comanda o confronto diante de Federer por 26-23 e frente a Nadal por 28-26. À entrada da nova década, Djokovic soma 16 títulos de Grand Slam, menos três do que Nadal e menos quatro do que Federer, sendo que o sérvio é o mais novo dos três e tem naturais ambições de um dia se consolidar como melhor tenista da história. Falta-lhe um ouro olímpico...

Americana reforçou estatuto de lenda e sérvio ‘meteu-se’ entre Federer e Nadal

Serena incansável

No circuito feminino, a principal

DJOKOVIC GANHOU 15 TÍTULOS DE GRANDE SLAM NESTA DÉCADA, TANTOS QUANTOS OS DE FEDERER NA ANTERIOR

protagonis­ta foi a mesma da década anterior: Serena Williams. Depois de vencer o seu primeiro Grand Slam no final do século XX e de ganhar mais dez na primeira década do novo século, Williams reinventou-se já depois dos 30, melhorou física e tecnicamen­te e conquistou 12 majors entre 2010 e 2019, o último dos quais no Open da Austrália em 2017... já grávida.

Desde que foi mãe (com 36 anos), Williams tem tido dificuldad­es em manter a mesma con

 ??  ?? NO TOPO.
NO TOPO.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal