Record (Portugal)

PÓDIOS PARA VIEIRA, NELSON E MARINA

- ANA PAULA MARQUES

Marchador tornou-se o mais velho (43 anos) medalhado em Mundiais, com a prata em Doha

As expectativ­as portuguesa­s quanto a medalhas no Mundial do Qatar estavam centradas sobretudo nos triplistas, em especial em Pedro Pichardo e Nelson Évora. Mas acabou por ser o mais velho da comitiva a trazer para Portugal o único metal, o de prata. João Vieira foi então a grande figura da comitiva. Num ano em que subiram ainda ao pódio Nelson Évora e Mariana Machado. Com 43 anos, João Vieira tornou-se o mais velho medalhado em Mundiais, depois de uma sensaciona­l e dura prova nos 50 km marcha, com o tempo de 4:04.59 horas, ficando apenas atrás do japonês Yusuke Suzuki (1º) e à frente do canadiano Evan Dunfee (3º). “Muitas vezes acordo de manhã e penso que ainda tenho 20 anos e com isso vou à luta todos os dias”, disse.

Houve ainda mais três atletas no top dez: Pedro Pichardo (4º, no triplo), Patrícia Mamona (8ª no triplo), e Ana Cabecinha (9ª nos 20 km marcha).

Se Nelson Évora não chegou à final no Mundial, não deixa, contudo, 2019 de mãos a abanar. O sportingui­sta alcançou a prata nos Europeus de pista coberta de Glasgow, com 17,11 metros, contra os 17,29 do azeri Nazim Babayev, sendo a sua 11ª medalha em grandes competiçõe­s.

O ano terminaria com mais três pódios, todos de bronze, conquistad­os no Europeu de corta-mato em Lisboa: Mariana Machado (sub-20) e equipas de seniores femininos e juniores masculinos.

 ??  ?? FIGURAS. João Vieira prata na marcha em Doha; Mariana bronze no corta-mato em Lisboa e Nelson prata em Glasgow
FIGURAS. João Vieira prata na marcha em Doha; Mariana bronze no corta-mato em Lisboa e Nelson prata em Glasgow
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal