Record (Portugal)

O ANO DO PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL

- ALEXANDRE REIS

Jorge Fonseca fez história ao conquistar um ouro inédito para Portugal no Japão

Portugal teve um ano de glória na modalidade. Jorge Fonseca, judoca do Sporting, sagrou-se em Tóquio (agosto) campeão mundial (100 kg), naquela que foi a primeira medalha de ouro conquistad­a por um português na competição, que registou na globalidad­e os melhores resultados de sempre.

É que Bárbara Timo (Benfica) também foi à final, arrecadand­o a medalha de prata (70 kg), enquanto Joana Ramos (Sporting) e Patrícia Sampaio (Gualdim Pais) foram 5. classifica­das, respetivam­ente, a 52 e 78 kg. Também Telma Monteiro (Benfica) esteve em grande nível em 2019, ao conquistar duas medalhas de bronze (57 kg) em grandes provas, designadam­ente nos Jogos Europeus de Minsk e no Masters de Qingdao.

A prova na capital da Bielorrúss­ia foi equivalent­e a um Europeu, sendo que Telma Monteiro somou na competição a sua 13ª medalha (cinco de ouro, uma de prata e sete de bronze), nunca falhando o pódio sempre que esteve presente na prova máxima do velho continente.

A estes resultados de grande envergadur­a internacio­nal há ainda a acrescenta­r várias medalhas conquistad­as no circuito internacio­nal, sendo de destacar Catarina Costa (Académica), campeã europeia universitá­ria, vencedora do Grand Slam de Brasília e 2ª no Grand Prix de Montreal, para além de ganhar mais três bronzes em Abu Dhabi, Baku e Düsseldorf (48 kg). Referência­s especiais ainda para a já citada Patrícia Sampaio, que se sagrou bicampeã europeia e ganhou a sua segunda medalha de bronze consecutiv­a no Mundial, no escalão de juniores. Para além dos atletas já destacados, Rochele Nunes (+78 kg), do Benfica, e Anri Egutidze (81 kg), que se mudou dos leões para as águias no corrente ano, fecham o lote da elite lusitana, que se tem destacado no panorama internacio­nal, mantendo boas expectativ­as quanto à qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.

Com uma Seleção tão consistent­e, Portugal também brilhou ao nível coletivo, ao chegar à final das equipas mistas nos Jogos Europeus de Minsk e sagrar-se vice-campeão europeu.

PORTUGAL TEVE UM ANO DE GLÓRIA, REGISTANDO OS MELHORES RESULTADOS DE SEMPRE A NÍVEL GLOBAL

 ??  ?? CAMPEÕES. Jorge Fonseca de ouro e Telma Monteiro e Bárbara Timo medalhadas
CAMPEÕES. Jorge Fonseca de ouro e Telma Monteiro e Bárbara Timo medalhadas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal