Record (Portugal)

BEM- VINDO À FESTA, ‘ VIEJO’

- MIGUEL AMARO

Marchesín (31 anos) joga pela primeira vez contra os leões no aniversári­o (21) de Luís Maximiano

aguardado duelo de domingo vai ter uma particular­idade pouco vista nos últimos anos: os dois guarda-redes vão estrear-se em jogos entre leões e dragões. Vai ser um duelo particular entre dois craques de diferentes gerações, com o ‘viejo’ (velho) Marchesín, de 31 anos, disposto a estragar a festa do 21º aniversári­o de Luís Maximiano. Comecemos pelo mais velho, até porque também ele iniciou a época a titular. O melhor elogio que se pode fazer a Marchesín é dizer que a preocupaçã­o dos adeptos portistas depois da lesão de Casillas deixou de ter sentido. O argentino chegou, ocupou a baliza e em poucos jogos já tinha convencido a exigente plateia do Dragão. O primeiro impacto até podia não ter sido positivo, pois o FC Porto causou a primeira surpresa negativa - na perspetiva dos dragões – nesta Liga. Na 1ª jornada, a equipa de Sérgio Conceição perdeu em Barcelos, mas Marchesín fez duas ou três defesas que revelaram logo qualidade, principalm­ente em termos de reflexos. Desde então, o argentino só falhou a 11ª jornada, a tal logo a seguir à festa não autorizada da mulher de Uribe.

Aproveitar a oportunida­de

Na baliza dos leões vai estar Luís Maximiano, um jovem em quem toda a nação leonina deposita muita esperança. O guarda-redes começou a época como suplente de Renan e até chegou a voltar aos sub-23, para dois jogos na Liga Revelação, até ter uma oportunida­de na equipa principal. No entanto, a estreia não foi a desejada e o Sporting perdeu em casa com o Rio Ave, na Taça da Liga (1-2).

No mês seguinte estreou-se na Taça de Portugal, em nova derrota. Ainda assim, mesmo após o chocante desaire em Alverca, ninguém colocou em causa o valor do jovem guardião. A lesão do brasileiro Renan abriu a porta ao regresso ao onze na receção ao PSV e dessa vez Maxi conseguiu com estilo a sua primeira ‘folha limpa’: 4-0. Depois disso, o português só voltou a ceder a baliza na Taça da Liga e nos últimos três jogos na 1ª Liga agarrou o lugar. Em Alvalade já o comparam a Rui Patrício, elogio que dificilmen­te seria melhor.

MARCHESÍN PASSOU NO TESTE DE FAZER ESQUECER CASILLAS; MAXIMIANO JÁ É COMPARADO COM RUI PATRÍCIO EM ALVALADE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal