Record (Portugal)

Filipe Cardoso abandona “de bem com o ciclismo”

- A.P.M.

CARREIRA TERMINA AOS 35 ANOS

Filipe Cardoso decidiu dar por terminada a carreira, quando se está prestes a iniciar a temporada de 2020. O ciclista natural de Santa Maria da Feira diz adeus aos 35 anos e após 13 temporadas como profission­al, iniciando este percurso na LA Alumínios-Liberty, para terminar na equipa da terra, a Vito-Feirense, com passagens ainda por Efapel e Boavista. Numa nota que publicou nas redes sociais, Filipe Cardoso explica as razões pelas quais decidiu colocar de lado a bicicleta profission­almente.

“Adoro andar de bicicleta, mas estou cansado de ser ciclista profission­al. Foi isto que disse aos meus amigos e família há dois anos. Tudo tem um princípio, um meio e um fim. Vivi momentos incríveis em fases distintas, desde principian­te até ser ‘veterano’. Mas, agora chegou o fim. Dito desta forma até parece uma coisa má, mas não é. De forma nenhuma. É só uma mudança.”

Filipe Cardoso é um dos mais carismátic­os ciclistas do pelotão nacional, ele que tem como prima uma vice-campeã olímpica, a triatleta Vanessa Fernandes. Regista algumas vitórias, a mais saborosa conseguida no Alto da Senhora da Graça, na Volta a Portugal de 2015. “Quero acabar a carreira de bem com a modalidade e com as pessoas que dela fazem parte. Quero sair sabendo que vou ter vontade de ir assistir à Volta a Portugal e de telefonar aos meus amigos do pelotão”, aponta ainda Cardoso, que vai dedicar-se de corpo e alma a um projeto que criou há dois anos, a “Grandíssim­a”, mas também aos prazeres da vida. “Penso que chegou a altura de trilhar outro caminho, mas continuar a fazer aquilo que fiz toda a vida, aquilo em que sou bom: pedalar, comer e beber com boa gente, partilhar a minha experiênci­a.”

 ??  ?? MARCO. Cardoso venceu na Sr.ª da Graça, na Volta de 2015
MARCO. Cardoso venceu na Sr.ª da Graça, na Volta de 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal