Record (Portugal)

Mourinho não gosta do Sporting

- Rui Calafate Consultor de comunicaçã­o

Gosto de títulos polémicos, são eles que chamam a atenção e agarram o leitor que parou nestas linhas com a curiosidad­e de saber porque escrevo que José Mourinho não gosta do Sporting. Sou um seu enorme apreciador desde sempre, é inegável o seu palmarés, que o coloca como um dos melhores treinadore­s da história do futebol, o seu talento enquanto brilhante comunicado­r e nunca a sua classe profission­al lhe poderá pagar todas as portas que abriu por esse Mundo fora. Da minha parte tentei sempre descrever a sua obstinação por ganhar, o vício da busca por mais troféus, esse seu lado de autoconfia­nça, de crença na qualidade do seu trabalho, de não ter medo de saber que é bom no que faz neste País de hipócritas e falsos humildes, como uma pedrada no charco no triste fado do ser português.

Porém, há 16 anos que se abas

tece nos clubes nacionais. Colheu na Luz, no Dragão, até em Penafiel (Nuno Morais), em Alvalade nunca. Lembro-me de que esteve para ser treinador do Sporting, teve problemas com Rui Jorge e o roupeiro Paulinho Gama, contudo, o tempo trouxe diversas declaraçõe­s de pacificaçã­o com os leões. Quando entrou nos spurs, a nossa imprensa colocou de novo Bruno Fernandes nessa rota e aí comentei que Mourinho não o iria contratar. O capitão leonino seria o melhor sucessor de Christian Eriksen (sai no Verão) e tinha estes seis meses para vestir a pele do líder em campo num clube que não ganha há muitos anos. Vai o suplente da Luz,

Gedson, afinal. Um dia Mourinho terá consciênci­a de que errou e perdeu uma oportunida­de. E talvez possa vir a dar a mão ao Sporting.

PS 1: Três notas sobre o que se passou em Setúbal: 1) Varandas foi médico do Vitória, logo, se bem aconselhad­o, deverá ter dito umas palavras de simpatia pelos tempos que ali passou, tentando criar um ambiente de maior empatia para se resolver o problema antes do jogo; 2) Quem gere o futebol nos clubes são as SAD. Portanto, alguém que explique o motivo pelo qual para a reunião com Vítor Hugo Valente o Sporting enviou um moço que é vogal do CD. Como Varandas estava em Inglaterra, ficamos com a percepção de que os restantes elementos executivos da SAD, Zenha, Cal e João Sampaio estavam com gripe e não puderam ir; 3) Achei inusitado como um dos primeiros elementos a aderir ao Movimento pela Paz no futebol, criado por Rui Santos, tenha respondido a insultos com um “arranco-te a cabeça”. Em cargos de chefia é necessário sangue-frio e meter emoções por baixo de uma pedra.

PS 2: Há um escritor de quem gosto muito que se chamava Joseph Roth. Dedico uma passagem de “A confissão de um assassino” ao treinador demitido da Codecity: “Parecia-me um sinal de inteligênc­ia saber já, apesar da minha juventude, que o céu era composto por ar azul e que não albergava anjos ou Deus”. Pedro Ribeiro julgava que havia anjos e um Deus que o protegiam. Estava errado. Quando disse que levou um soco, sem apontar o agressor, corria o risco de ser mentiroso ou cobarde. O seu futuro passará por esclarecer esta dúvida.

BRUNO FERNANDES FOI PRETERIDO POR GEDSON.

UM DIA MOU ENTENDERÁ QUE SE ENGANOU

HÁ 16 ANOS QUE JOSÉ MOURINHO SE ABASTECE NOS CLUBES NACIONAIS. COLHEU NA LUZ, NO DRAGÃO, ATÉ EM PENAFIEL (NUNO MORAIS), EM ALVALADE NUNCA

* Texto escrito com a antiga ortografia

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal