Record (Portugal)

OTÁVIO MADURO E SOARES PACIENTE

- JOSÉ MIGUEL MACHADO

Médio e ponta-de-lança atravessam fases muito positivas e o treinador culpou-os pelo sucesso

Nesta altura do campeonato, o onze do FC Porto é Otávio, Soares e mais nove. A dupla de brasileiro­s vem a exibir-se a grande nível, contribuin­do com golos e boas exibições para a fase positiva da equipa. Questionad­o, individual­mente, sobre o médio e o ponta-de-lança, Sérgio Conceição culpou-os pelo seu próprio sucesso, oferecendo elogios diferentes a cada um deles.

Sobre Otávio, que vem a jogar com mais regularida­de do que nunca, o técnico aponta a maturidade como o fator que melhor caracteriz­a esta sua evolução. “É principalm­ente trabalho do atleta, perceber que em alta competição não se pode facilitar nada. Não é treinar uma hora e 30 minutos e ir para casa, tem de fazer um trabalho pré-treino, pós-treino… Quando o atleta atinge essa maturidade, de perceber que o corpo é a sua grande ferramenta para ter sucesso ou não, penso que o jogador, com isto associado à qualidade que tem, fica mais consistent­e, mais regular. Penso que foi isso que aconteceu com o minutos eficácia de passe

DIANTEIRO LEVA NOVE GOLOS EM POUCO MAIS DE UM MÊS, DEPOIS DE UMA FASE EM QUE VINHA A SER MENOS UTILIZADO

Otávio”, explicou Conceição. Quanto a Soares, que leva nove golos marcados em pouco mais de um mês, precisamen­te depois de uma fase em que vinha a jogar menos, o treinador portista viu inteligênc­ia e paciência do jogador, que teve consciênci­a de que só com trabalho poderia recuperar o protagonis­mo de outras alturas. “No discurso do balneário, na vertente emocional, sou da mesma forma para toda a gente, atuo sempre igual a mim próprio. O Soares teve a particular­idade de ser inteligent­e, perceber que não estava a jogar, continuar a trabalhar no máximo e quando teve a oportunida­de aproveitou-a, fazendo aquilo que ele sabe, que é marcar golos, dando o seu contributo à equipa, que é ainda mais importante, naquilo que é o trabalho que tem de fazer dentro da sua posição. Não há segredo nenhum. No geral não atribuo nenhum mérito a mim ou à equipa técnica, atribuo à paciência dele, mas uma paciência sempre ‘a dar no duro’ como ele fez, que isso é que é importante”, considerou.

 ??  ?? PILARES. Brasileiro­s são peças fundamenta­is no xadrez portista
PILARES. Brasileiro­s são peças fundamenta­is no xadrez portista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal