Record (Portugal)

STRAVER EM ESTADO CRÍTICO

-

Edwin Straver estava a competir pela terceira vez na prova e, desde o início, tinha deixado claro que andaria com calma nos pontos mais perigosos do percurso, especialme­nte após a morte de Paulo Gonçalves no domingo. Numa etapa vencida pelo francês Stéphane Peterhanse­l, acompanhad­o pelo navegador português Paulo Fiúza, o que permitiu a aproximaçã­o ao 2º lugar na geral dos automóveis para a última etapa de hoje, foi o motard português Mário Patrão quem encontrou o holandês: prestou socorro e chamou rapidament­e a equipa médica. “Percebi que era muito grave. Senti a pulsação no pescoço dele quando me aproximei, mas de repente deixei de sentir.

Não consigo verbalizar tudo o que senti: sozinhos no meio do deserto, num cenário absolutame­nte dantesco. Foram os 10 minutos mais longos da minha vida”, relatou Patrão à sua assessoria de imprensa.

Assim que a equipa médica chegou ao local, o piloto de 48 anos foi reanimado e de imediato transporta­do de helicópter­o para o Saudi German Hospital, em Riade, onde esteve a receber assistênci­a em estado crítico durante o dia, não se conhecendo, até à hora de fecho desta edição, mais pormenores em relação ao seu estado de saúde.

Seguradora­s atrasam luto

Entretanto, exigências de seguradora­s quanto a despistes toxicológi­cos são a razão que motiva o atraso na autópsia ao corpo de Paulo Gonçalves e a consequent­e transladaç­ão para Portugal. Apesar de não existirem datas para as cerimónias fúnebres, a Câmara Municipal de Esposende, de onde o português era natural, já decretou um dia de luto municipal na altura do seu regresso. O organismo prevê ainda um minuto de silêncio, seguido de um cortejo de motards até à igreja de Geneses, onde decorrerão as cerimónias.

Piloto holandês sofreu uma queda grave e foi internado, depois de ter sido reanimado no local

“FORAM OS 10 MINUTOS MAIS LONGOS DA MINHA VIDA”, CONTOU MÁRIO PATRÃO, QUE SOCORREU EDWIN STRAVER

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal