Record (Portugal)

A LUTA CONTINUA

- ALEXANDRE REIS

Controlos fora de competição mantêm-se, mas ADoP está limitada às contingênc­ias do país

O líder da Autoridade Antidopage­m de Portugal (ADoP), Manuel Brito, diz que o seu organismo está a seguir a par e passo as contingênc­ias desencadea­das pela pandemia do novo coronavíru­s, mas a luta contra o doping vai continuar, embora com muitas limitações devido ao estado de emergência do país.

“Estamos a seguir as recomendaç­ões da Agência Mundial Antidopage­m (AMA), que emitiu um comunicado revelando bom senso. O controlo será feito sempre que possível, mas a prioridade atual é a saúde pública. O controlo não poderá colocar em risco nem os atletas, nem os responsáve­is pelo controlo antidoping, os chamados RCDs”, sustentou Manuel Brito, em declaraçõe­s a Record. Com as provas desportiva­s paradas, os controlos fora de competição mantêm-se, mas, segundo o dirigente, “a grande questão é a sobrevivên­cia”, pelo que “a ADoP estará sujeita, também como recomendaç­ão da AMA, às diretivas da Direção-Geral da Saúde e do Governo.” Para além destes constrangi­mentos há outros, como explicou Manuel Brito. “Os laboratóri­os de Madrid e Barcelona, com quem trabalhamo­s, foram encerrados, e o de Gent, na Bélgica, poderá seguir o mesmo caminho. Todas estas situações condiciona­m o nosso trabalho”, revelou.

A ADoP vai continuar a monitoriza­r as autorizaçõ­es terapêutic­as para os atletas doentes que tenham de tomar alguma substância proibida, assim como o sistema de localizaçã­o, pois os atletas terão de estar sempre contactáve­is e disponívei­s. Manuel Brito tem ainda outra preocupaçã­o: “Vêm aí os Jogos Olímpicos. Com a tomada de posição formal do Brasil, Noruega e EUA, acreditamo­s que sejam cancelados. O objetivo é ter competição livre de doping, mas estamos a viver um momento inédito e difícil, muito dinâmico. Vamos ver, pois tudo pode mudar nos próximos dias.”

“PRIORIDADE É SAÚDE PÚBLICA. CONTROLO NÃO PODERÁ PÔR EM RISCO ATLETAS E TÉCNICOS”, REVELA MANUEL BRITO A RECORD

 ??  ?? ATENTO. Manuel Brito segue recomendaç­ões da Direção-Geral da Saúde e do Governo
ATENTO. Manuel Brito segue recomendaç­ões da Direção-Geral da Saúde e do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal