Record (Portugal)

CLUBES PODEM USAR AJUDAS DO GOVERNO

- SÉRGIO KRITHINAS

Créditos e ajudas fiscais anunciados por António Costa aplicam-se a empresas... do futebol

As sociedades desportiva­s também poderão usufruir do pacote de ajudas às empresas anunciado pelo Governo para minimizar os efeitos da crise provocada pelo coronavíru­s. Na sexta-feira, o primeiro-ministro António Costa prometeu um conjunto de apoios às empresas sob a condição de estas garantirem os empregos aos respetivos funcionári­os. Entre as principais, destacam-se linhas de crédito com juros reduzidos e também apoios a nível fiscal: vai ser possível às empresas adiar para o segundo semestre o pagamento de dois terços das contribuiç­ões sociais, bem como a entrega de IVA, IRS e IRC que teria lugar nos próximos três meses. Tudo para ajudá-las a manter a atividade e, com isso, os postos de trabalho. Estas medidas, sabe Record, não deixam de fora sociedades desportiva­s, que aos olhos da Lei são empresas como qualquer outra dos mais variados sectores de atividade.

VAI SER POSSÍVEL ADIAR PARA O 2º SEMESTRE O PAGAMENTO DE 2/3 DAS CONTRIBUIÇ­ÕES SOCIAIS E IMPOSTOS

Troca de palavras

A questão do apoio ao futebol profission­al motivou nos últimos dias uma troca de recados entre Governo e Liga. António

Costa afirmou que o futebol “não é uma prioridade” e que “é um mundo à parte”, algo que mereceu uma enérgica reação de Pedro Proença. “O futebol exige respeito. É uma indústria que tem números únicos, queremos ser respeitado­s. O futebol não fez qualquer tipo de exigência, queremos só ser equiparado­s a outras indústrias”, justificou o líder da Liga.

Para já, o Governo seguiu essa lógica e equiparou as sociedades desportiva­s a todas as outras empresas, pelo menos no acesso a benefícios para enfrentar a crise. Após o Conselho de Ministros de sexta-feira, António Costa avisou que o País terá “três meses muito duros pela frente”, chegando mesmo a utilizar a expressão “urgência económica”. Algo que também se aplica ao futebol.

 ??  ?? ATENTO. Proença tem defendido interesses do futebol
ATENTO. Proença tem defendido interesses do futebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal