Record (Portugal)

RÚBEN NEVES

-

MÉDIO EM DESTAQUE NA ‘FOUR FOUR TWO’

no balneário do Wolves.

“Fui apanha-bolas do FC Porto durante três ou quatro anos, quando o João Moutinho lá esta- va. Disse-lhe logo quando ele se juntou a nós no Wolves, mas ele não se lembrava de mim. Costumava dar-lhe a bola na linha late- ral e agora jogo com ele na Premier League”, realçou animado, explicando que o médio não era o único jogador que lhe enchia as medidas: “Enquanto crescia, adorava ver jogar o Anderson, que acabou por ir para o Manchester United, e o Quaresma, que era um jogador excecional. Quando j já era mais crescido, gostava de ver o João Moutinho, o Falcão e o James Rodríguez. Nessa época de 2010/11 o FC Porto ganhou a Liga Europa e tinha uma das melhores equipas de sempre.”

Até que chegou a sua vez de ser profission­al de futebol e... titular do FC Porto. Isto aos 17 anos e 156 dias, pela mão de Julen Lopetegui, na 1.ª jornada da Liga, frente ao Marítimo. Não se fez rogado e assinou mesmo o golo inaugural num triunfo por 2-0. Num ‘miolo’ onde tinha a companhia de Óliver e Herrera, viveu um dos momentos mais importante­s da carreira e da vida: “Foi um jogo de loucos. Um adepto do FC Porto, de 17 anos, a jogar no Dragão… Inacreditá­vel. Marcar na estreia foi a melhor forma possível de começar esta aventura.”

E apesar de a passagem do treinador espanhol pela Invicta não ter sido feliz, Rúben não esquece aquele que lhe permitiu dar o primeiro passo de uma maravilhos­a história: “O meu sonho era jogar pelo FC Porto. Mas nessa altura em Portugal não havia a tradição de utilizar jovens da academia com muita frequência. Mas quando Lopetegui chegou chamou-me imediatame­nte para o estágio de pré-temporada. Sabia que era a minha oportunida­de de tentar lutar por um lugar no plantel. Dei o meu melhor e, felizmente, consegui estar na equipa nos três anos seguintes.”

O médio internacio­nal português achava que já tinha tocado o céu

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal