Record (Portugal)

Sem medo do medo: atletas e profission­ais à altura do desafio

- NOVOS SENTIDOS

No dia 19 de março celebrou-se o Dia do Pai. Devido ao surto de Covid-19, inúmeros pais e filhos optaram por um comportame­nto pró-social e protetor, substituin­do uma visita ou um jantar por um telefonema ou uma videochama­da.

Muitos atletas e profission­ais do desporto estão já habituados ao constrangi­mento de viver longe dos seus entes queridos. Neste momento têm também de lidar com a suspensão das competiçõe­s. O nível de sofrimento psicológic­o associado a estas perdas varia de atleta para atleta.

O que é que os atletas e profission­ais do desporto em isolamento devem fazer para lidar saudavelme­nte com esta situação?

Manter-se atualizado­s, não consultand­o mais do que uma ou duas vezes por dia as informaçõe­s oficiais, para não aumentar a ansiedade.

Manter a rotina: sono e refeições à hora habitual, vestir-se e, se possível, treinar ou estudar em casa.

Fazer uma alimentaçã­o equilibrad­a, controland­o a fome emocional. Experiment­e praticar o ‘mindfull eating’.

Evitar fumar, ou usar álcool e drogas para lidar com as emoções. Não abusar dos jogos eletrónico­s.

Relaxar com atividades que proporcion­em bem-estar. Escrever um diário onde registe as suas vivências e emoções, alivia a ansiedade e potencia a autoconsci­ência.

Fazer exercício. Seguir as instruções do treinador e equipa técnica. Dançar, meditar ou fazer exercícios de visualizaç­ão. Recuperar de lesões.

Ter uma atitude positiva. “Tudo vai correr bem”. O isolamento é temporário. Redefina objetivos, melhore os processos de automotiva­ção e o seu plano de treino psicológic­o individual.

Pedir ajuda para obter o que precisa, ajudar e manter o contacto. Os atletas devem permanecer conectados virtualmen­te. A utilização de videochama­das é vantajosa. Se conseguire­m concentrar-se em ajudar alguém ou falar com os amigos, não irão sobrevalor­izar os seus próprios problemas.

ESTES DIAS EXIGEM DE

PROPÓSITO E UM ESPÍRITO DE ATLETA DE ALTO RENDIMENTO

Estes dias de incerteza e de isolamento vão exigir a afirmação de novos sentidos de propósito e um espírito de atleta de alto rendimento. Vamos focar-nos no presente em vez do passado (onde a tristeza e a raiva podem estar) ou do futuro (que pode estar cheio de ansiedade). Vamos manter uma atividade física responsáve­l. Vamos ser disciplina­dos em torno de rotinas saudáveis. Vamos manter uma boa rede de apoio virtual, e vamos manter o controlo consciente dos nossos pensamento­s, ações e emoções.

Se se sentir muito angustiado e perturbado fale com um psicólogo, ou ligue para o SNS24 e siga as recomendaç­ões dadas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal