Record (Portugal)

RUGIDO EUROPEU NÃO SAI DA MEMÓRIA

- JOSÉ MORGADO

O dia 12 de maio de 2019 ficará sempre na história do Sporting como aquele em que, 42 anos depois, os leões voltaram a subir ao topo da Europa do hóquei em patins, uma modalidade tão especial para os portuguese­s e para os adeptos do clube. Este ano, a defesa do título não correu bem aos leões, eliminados na fase de grupos, mas o cancelamen­to do que falta da prova permite ao Sporting arrastar o seu estatuto de campeão por mais um ano e ter uma nova chance de defender o troféu. Ângelo Girão e Ferran Font, dois dos protagonis­tas desse título, recordaram aquela tarde de domingo no João Rocha a Record. “Desse dia o que me lembro é o sentimento incrível de realização e de conquista. Era um título que o Sporting, em 113 anos de história, só tinha conquistad­o uma vez e logo aí ficámos na história do clube”, confessou Girão ao nosso jornal. Esse sentimento é partilhado por Font: “O que melhor me lembro desse dia é da felicidade estampada nos rostos de todos os meus colegas de equipa. Assim que o árbitro apitou. Depois lembro-me também do grande ambiente que se viveu no Pavilhão João Rocha”.

Girão, guarda-redes dos leões e da seleção portuguesa lamenta que as coisas este ano não tenham corrido bem na prova: “Este ano não conseguimo­s ser felizes na Europa. Foi um desapontam­ento enorme depois de um bom início de época. Entrámos com expetativa­s muito altas e acabámos por falhar. Com a pandemia temos mais uma oportunida­de de defendê-lo e acredito que vamos estar ao nosso nível. Não é de uma forma justa, mas não vamos cometer os mesmos erros”.

Font confia igualmente que será possível defender o troféu em 2021: “Não ficamos nada satisfeito­s por ter ficada pelo caminho. Não estivemos ao nosso nível. Não podemos falhar da forma como falhámos. Não pode acontecer no Sporting”.

Girão e Font relembram a Record dia inesquecív­el em que o Sporting quebrou jejum de 42 anos

O campeonato português vai ter playoff em 2020/21 e essa novidade agrada a Girão. “O novo formato parece-me fantástico. O playoff vai trazer mais receitas, mais adeptos, mais emoção. Se é a forma mais justa para definir o campeão, talvez diga que não, mas temos de pensar no espetáculo.” E Font concorda: “O playoff será muito positivo para o hóquei. Acho que vai ser muito mais divertido, mais emotivo.”

PROTAGONIS­TAS

“ESTES MESES FORAM VIVIDOS COM ENORME ANSIEDADE. NÓS QUERÍAMOS MUITO SER CAMPEÕES”

 ??  ?? HISTÓRICO. Ângelo Girão ergue o troféu da Liga Europeia no João Rocha, após vitória frente ao FC Porto na final (5-2)
HISTÓRICO. Ângelo Girão ergue o troféu da Liga Europeia no João Rocha, após vitória frente ao FC Porto na final (5-2)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal