Record (Portugal)

Questões que marcam a retoma e não retoma

- Joaquim Evangelist­a Presidente­dadireçãod­oSJPF

Numa semana de grande agitação no futebol português, este é o tempo de promover uma comunicaçã­o responsáve­l e exigir igual responsabi­lização dos agentes desportivo­s, na certeza de que os problemas que estamos a viver afetam o mundo desportivo e dependem, em grande medida, do conhecimen­to científico e esclarecim­entos das autoridade­s de saúde. É por isso que todas as dúvidas geradas estão a ser esclarecid­as pelos especialis­tas médicos que apoiam as instituiçõ­es desportiva­s nesta fase. Além desta temática que diz respeito à retoma, a não retoma, no caso da LigaPro e do Campeonato de Portugal, também suscita sérias preocupaçõ­es, de âmbito jurídico, social e até humanitári­o, numa fase em que vários jogadores se debatem com a incerteza no seu futuro profission­al, sem ter a sua situação salarial regulariza­da.

Quanto à LigaPro em particular, este é um momento em que cabe à Liga e aos clubes dar resposta e garantir os deveres contratuai­s, evitando a imagem vergonhosa, independen­temente dos expediente­s legais disponívei­s, de manter cortes salariais quando existe um fundo que permitiu uma resposta financeira para a manutenção dos postos de trabalho e cumpriment­o da massa salarial. O Sindicato já interpelou a Liga quanto a esta matéria, no sentido de exigir que os jogadores, já diferencia­dos em relação aos colegas da I Liga por decisão do Governo, não vejam agora afetados os seus créditos salariais porque não existe, objetivame­nte, razões de natureza financeira para que isso aconteça.

Mesmo os clubes que recorreram ao lay-off devem procurar uma solução de compromiss­o com os jogadores, ao invés da intransigê­ncia que nalguns casos se tem verificado. O Sindicato não hesitará em recorrer a todos os meios legais à disposição para colocar em causa o recurso a expediente­s legais quando existem, objetivame­nte, as condições financeira­s para compensar estes profission­ais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal