Record (Portugal)

“Desejamos jogar e lutar como sempre”

PINTO DA COSTA Presidente vinca que o objetivo continua a ser o de jogar, há condições para isso e, caso contrário, o FC Porto deveria ser campeão e entrar diretament­e na Champions

- RUI SOUSA

“Tanto quanto sei e vi em França, 1º lugar dá direito a título de campeão”

O presidente do FC Porto mantém firme a convicção de que estão reunidas as condições para que se disputem as dez jornadas que faltam no campeonato e a final da Taça de Portugal. No seu artigo de opinião na revista ‘Dragões’, Pinto da Costa admite que até seria benéfico para os portistas, quer sob o ponto de vista desportivo, quer financeiro, acabar já o campeonato, mas esse não é o desejo dos homens de azul e branco. A prioridade é jogar.

“Não terminar a época sempre foi, para o FC Porto, uma opção a considerar apenas em último recurso. A nossa posição a favor do regresso da competição baseia-se nas respostas a duas perguntas: 1) Existem condições para isso? 2) É importante que aconteça? Não tenho dúvidas em dizer que sim nos dois casos. Dificilmen­te algum trabalhado­r deste país poderá voltar a exercer a sua profissão em maior segurança do que os futebolist­as, que não pertencem a grupos de risco, têm acompanham­ento clínico permanente e voltarão à ação protegidos por um conjunto muito rigoroso de medidas”, argumentou o líder dos dragões, de 82 anos, lembrando o papel importante que o futebol representa na economia e na sociedade portuguesa. “Também me parece indiscutív­el que o futebol desempenha um papel relevante, ainda que muitas vezes desprezado, na sociedade portuguesa. Tem impacto na vida de milhões de pessoas, a forma como ajuda tanta gente a ter dias menos difíceis, as alegrias que proporcion­a e que para muitos são as únicas. O futebol tem uma função que só um ignorante pode desprezar e que deve ser preservada na medida do possível. No caso do FC Porto, desejamos voltar a jogar e lutar como sempre para oferecer aos nossos adeptos os dois troféus que eles tanto merecem. Tenho plena confiança de que isso acontecerá”, vincou Pinto da Costa, procurando fechar a temporada com a dobradinha que escapa ao clube desde 2010/11.

“DESEJAMOS VOLTAR A JOGAR E LUTAR PARA OFERECER AOS NOSSOS ADEPTOS OS DOIS TROFÉUS QUE MERECEM”

Liderança final

No entanto, o presidente do FC Porto não deixou de salvaguard­ar o que seria um cenário de fecho imediato das competiçõe­s nacionais. Nesse caso, considera que seria justo o título nacional ser atribuído ao FC Porto, com a consequent­e entrada direta na Liga dos Campeões.

“Para o FC Porto, terminar imediatame­nte o campeonato até podia ser positivo, tanto ao nível desportivo como financeiro. Como fomos a melhor equipa nos 70 por cento dos jogos que já se disputaram, concluiría­mos a época no primeiro lugar, o que, tanto quanto sei e como vi acontecer em França, dá direito ao título de campeão nacional. Dessa forma, garantiría­mos a entrada direta na Liga dos Campeões e um encaixe significat­ivo”, reforçou Pinto da Costa, constatand­o que o futebol também vai regressar à “nova normalidad­e” de que tanto se fala por estes dias, mas ao contrário do que acontece com outras atividades, vai ser “com mais polémica”. Recorde-se que o reatamento do campeonato está agendado para o dia 4 de junho (quinta-feira).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? DETERMINAD­O. Pinto da Costa quer oferecer aos portistas os dois troféus em disputa
DETERMINAD­O. Pinto da Costa quer oferecer aos portistas os dois troféus em disputa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal