Record (Portugal)

Sorteio a chegar!

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

ç Sexta-feira é um dos dias mais esperados dos últimos meses. É um momento de renovar esperanças e acreditar que a temporada vai decorrer sem sobressalt­os de maior, com vontade de termos público de regresso aos estádios e com campeões na Liga NOS e na LigaPro. É disso de que falamos, da Gala do Kick-Off, em que todos ficaremos a conhecer os sorteios dos campeonato­s profission­ais.

Há condiciona­ntes ao sorteio, todos o sabemos, mas este ano reforçamos a proteção à participaç­ão nas competiçõe­s europeias, por entendermo­s que quem nos representa ao mais alto nível deve ter as melhores condições internas para avançar. Mas reforçamos também a posição das equipas que defrontam adversário­s envolvidos nas provas da UEFA.

Como? Expliquemo­s. As equipas portuguesa­s que estão na Liga dos Campeões e na Liga Europa não se podem defrontar na jornada imediatame­nte antes desses jogos. Há também o cuidado de proteger, numa altura em que o calendário é mais apertado, uma formação que defronte outra que esteja na Liga Europa: é garantido que na jornada seguinte não terá como opositor uma das participan­tes da Liga dos Campeões.

Outra das condiciona­ntes passa pelo facto de equipas da mesma cidade ou região terem de jogar alternadam­ente fora e em casa, sendo este um ponto trabalhado entre a Liga, as sociedades desportiva­s e as forças policiais.

Estas são decisões que foram definidas nos grupos de trabalho e, por isso, trabalhada­s em consonânci­a com as sociedades desportiva­s. Um sinal muito positivo que o futebol profission­al dá. Que venha a bola em 2020/21!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal