Record (Portugal)

ZIVKOVIC BLINDADO CONTRA OS RIVAIS

Internacio­nal sérvio terá de indemnizar águias se assinar por FC Porto ou Sporting

- FILIPE PEDRAS E NUNO MARTINS

ç O contrato de rescisão celebrado entre o Benfica e Andrija Zivkovic contempla uma cláusula antirrivai­s, apurou Record. Resumidame­nte, o internacio­nal sérvio terá de indemnizar os encarnados se assinar por Sporting ou FC Porto durante um determinad­o período.

Esta é uma prática seguida pelos encarnados e Zivkovic não foge à regra. Um desses casos foi o de Nuno Santos, reforço do Sporting. Quando o extremo foi cedido ao Rio Ave, como contrapart­ida dos 30 por cento do passe de Ederson detidos pelos vila

-condenses, as águias inseriram no acordo uma cláusula antirrivai­s no valor de 5 milhões de euros. O FC Porto, que também esteve na corrida a Nuno Santos, não reconheceu o mecanismo. Um recente caso mediático foi o de Luquinhas, que o Benfica cedeu ao Aves. Nesse acordo, salvaguard­ou uma indemnizaç­ão de 5 milhões de euros se o avançado brasileiro assinasse ou por leões ou por dragões. O Benfica defendeu-se, sublinhand­o que estas cláusulas “não limitam, seja de que forma for, a liberdade de trabalho do jogador”, consideran­do tratar-se de “um prémio de transferên­cia acrescido”. Ainda assim, a FIFA já considerou irregular está prática, tendo mesmo multado o Arsenal, por ter blindado Joel Campbell e Akpom, que se transferir­am para Frosinone e PAOK, respetivam­ente.

No acordo com Zivkovic, de 24 anos, o Benfica também fez questão de garantir que receberá uma compensaçã­o financeira se o futebolist­a sérvio reforçar um dos rivais nos tempos mais próximos.

Zivkovic tinha contrato com o Benfica até 30 de junho próximo, mas as duas partes acordaram antecipar o fim da ligação. O jogador recebe 1,8 milhões de euros e o Benfica consegue uma poupança significat­iva, já que os encargos salariais neste último anos ascenderia­m aos 4,9 milhões. O contrato também previa que o futebolist­a recebesse 3 milhões de euros, em caso de transferên­cia.

Ao serviço do Benfica, onde chegou em 2016 como grande promessa, e depois de terminar contrato com o Partizan, Zivkovic realizou 88 encontros oficiais e marcou quatro golos.

*

 ??  ?? DEFESA. Benfica quer proteger-se de ver o sérvio com a camisola de um rival
DEFESA. Benfica quer proteger-se de ver o sérvio com a camisola de um rival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal