Record (Portugal)

NAOMI OSAKA PAROU CINCINNATI

Desportist­a feminina mais bem paga do Mundo disse que não jogava e torneio seguiu o exemplo

- JOSÉ MORGADO

ç Naomi Osaka, a desportist­a feminina mais bem paga do Mundo (no último ano foram 35 milhões de euros – um recorde), saltou para a linha da frente no combate à violência policial e desigualda­de racial nos Estados Unidos, ao anunciar que não iria disputar as meias-finais do WTA de Cincinnati – um dos mais importante­s do calendário e que está a ser jogado em Nova Iorque –, inicialmen­te agendadas para ontem. Horas depois, o torneio seguiu-lhe o exemplo e decidiu fazer um dia de pausa em protesto, à semelhança do que aconteceu com as principais ligas norte-americanas. “Antes de ser uma atleta, eu sou uma mulher negra e sinto que há coisas mais importante­s a necessitar de uma atenção mais imediata nesta altura do que verem-me a jogar ténis. Não espero que nada de drástico aconteça com esta minha decisão, mas se puder começar uma discussão numa modalidade maioritari­amente de brancos, considero que isso é um passo na direção certa”, disparou a japonesa de 22 anos, ex-nº 1 mundial, assumindo-se farta da situação. “Estou extremamen­te cansada desta conversa a toda a hora. Quando é que será suficiente?”

O torneio de Cincinnati alinhou pelo mesmo discurso. “Como desporto, o ténis está coletivame­nte a tomar uma posição contra a falta de igualdade racial e a injustiça social”, pode ler-se no comunicado conjunto da federação norte-americana, WTA e ATP.

Muitos jogadores utilizaram as redes sociais para elogiar a postura de liderança de Osaka, que foi também felicitada e encorajada por outras personalid­ades do desporto, como o seis vezes campeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton ou a lendária atleta Allyson Felix.

*

JOGADORA DE 22 ANOS INICIOU MOVIMENTO QUE ACABOU COM UMA SUSPENSÃO TOTAL DA COMPETIÇÃO EM NOVA IORQUE

 ??  ?? ALARME. Naomi Osaka decidiu fazer uma pausa nos courts
ALARME. Naomi Osaka decidiu fazer uma pausa nos courts

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal