Record (Portugal)

KRISTOFF TRIUNFA EM ESTREIA NERVOSA

Norueguês da Emirates bate concorrênc­ia em Nice eéo primeiro camisola amarela

- DIOGO JESUS

ç A primeira etapa da 107ª edição do Tour ficou marcada por chuva, quedas, nervosismo e... um sprint final emocionant­e em Nice ganho pelo ciclista norueguês Alexander Kristoff (UAE Emirates). Com o pelotão a regressar a uma grande volta pela primeira vez após a pandemia, os principais ciclistas acusaram o momento e, no dia inaugural, optaram por resguardar-se de problemas de maior, sendo que alguns não conseguira­m (ver peça ao lado). Ciente do nervosismo do pelotão, e de forma a tentar evitar males maiores, a organizaçã­o da prova decidiu parar o cronómetro a três quilómetro­s da meta, para “reduzir o risco de quedas”.

Sempre um crónico candidato a bater a concorrênc­ia nas chegadas ao sprint, o experiente norueguês voltou a ganhar no Tour, algo não conseguia desde 2018. Como prémio, o ciclista da equipa de Rui

Costa e dos irmãos Rui e Ivo Oliveira – não presentes –, torna-se assim o primeiro a vestir a camisola amarela, numa cerimónia protocolar em que as medidas de segurança foram cumpridas com rigor. “A camisola amarela vai significar muito na minha carreira. Não me restam muitos anos, então, quando me retirar daqui a uns anos, vou olhar para este momento com imensa alegria. É um momento de orgulho para mim”, confessou o Kristoff , que, aos 33 anos, somou o seu quarto triunfo em etapas da Tour, depois de se impor ao campeão mundial, o dinamarquê­s Mads Pedersen (Trek-Segafredo), e ao holandês Cees Bol (Sunweb). Peter Sagan foi quinto, entre os azarados Sam Bennett (quarto) e Viviani (sexto), com o vencedor do ano passado, o colombiano Egan Bernal (INEOS), a chegar num dos muitos grupos que entraram na meta a conta-gotas, e que foram creditados com o mesmo tempo do vencedor. Nelson Oliveira (Movistar) chegou com o mesmo tempo do vencedor. Hoje a etapa a etapa inclui duas contagens de montanha de primeira categoria e uma de segunda.

*

 ??  ?? VELOZ. Kristoff, norueguês de 33 anos, foi o primeiro a cortar a linha de meta na chegada a Nice
VELOZ. Kristoff, norueguês de 33 anos, foi o primeiro a cortar a linha de meta na chegada a Nice

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal