Record (Portugal)

“ESTAMOS A MUDAR AS MENTALIDAD­ES”

Num país de futebol, ajudou a colocar o desporto motorizado na ribalta, com a conquista do Mundial de Fórmula E, a ‘F1 do futuro’. O piloto da DS, que festeja amanhã o 29.º aniversári­o, recebeu o Record de Ouro e quer agora manter-se no topo

- TEXTOS DIOGO JESUS E PEDRO PONTE FOTOS MIGUEL BARREIRA

çJá recuperou das emoções da conquista do título de campeão do Mundo de Fórmula E?

ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA – Foram duas semanas de muitas emoções. Voltar de Berlim com o título foi uma euforia grande, não só para mim mas para todos. Foi um orgulho enorme ver a felicidade que consegui transmitir à minha família, aos meus amigos, aos meus fãs, a tantas pessoas às quais não sabia que conseguiri­a chegar. Deixa-me muito contente.

+ Quantas mensagens de parabéns recebeu?

AFC – É complicado quantifica­r... Ainda estou a acabar de responder a toda a gente e vai ser muito complicado responder a todas... Mas recebi muitas mensagens de pessoas de que não estava à espera, como jogadores da Seleção Nacional de futebol, o próprio selecionad­or [Fernando Santos], o nosso Presidente [Marcelo Rebelo de Sousa], o primeiro-ministro [António Costa], e muitos outros atletas de outros países, vários pilotos da Fórmula 1... Isso demonstra o respeito que consegui ter em muitas pessoas e estou muito orgulhoso por isso.

+ Ficou surpreendi­do por ter recebido tantas mensagens?

AFC – Fiquei um bocadinho surpreendi­do pela positiva, mas o nosso país, e o Mundo em geral, é muito em volta do futebol e é normal que o seja porque temos o maior e o melhor jogador de sempre, que é o nosso Cristiano Ronaldo, mas acho que termos o Cristiano põe o nosso país no mapa. Portugal já não é estranho para ninguém. E agora a minha vitória no Mundial de Fórmula E, o Miguel Oliveira a ganhar no MotoGP, os nossos atletas do surf em grande, os do golfe, o João Sousa no ténis... Tudo isto está aqui a abrir várias portas. Estamos a mudar mentalidad­es, a despertar atenções em Portugal para além do futebol, a outras modalidade­s, e penso que isso é importantí­ssimo. Deixa-me muito contente ver a atenção das pessoas e da comunicaçã­o social, é uma coisa ótima...

+ Tem lidado bem com o aumento da popularida­de?

AFC – Vejo isso com orgulho. Nunca me vou acanhar a um pedido para uma fotografia. Tem acontecido muito esta semana. Estive de férias na costa alentejana e mesmo em praias praticamen­te desertas aparecia sempre alguém a querer tirar uma fotografia ou para dar-me os parabéns. Não nos podemos queixar pois são consequênc­ias que vêm do nosso trabalho e é também outra pequena demonstraç­ão dos nossos feitos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal