Record (Portugal)

Alerta vermelho no desporto

- Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

çO Desporto é reconhecid­o atualmente como um importante sector de atividade da economia, sendo parte integrante da indústria de lazer e entretenim­ento. Se construirm­os uma pirâmide hierárquic­a da natureza do desporto vemos que, no topo da mesma, se encontra uma pequena elite de atletas, clubes e eventos, que concentram uma enorme fatia do dinheiro envolvido no setor.

Em oposição, na base da pirâmide podemos encontrar o desporto de recreação, associado à prática do desporto por prazer, divertimen­to ou procura de bem-estar. Por força da crescente profission­alização, a indústria do desporto acabou por se organizar em diferentes áreas de atividade, notando-se com clareza três grandes grupos:

Em primeiro lugar, podemos identifica­r as organizaçõ­es que promovem eventos especifica­mente formatados para o público em geral, via instalação desportiva ou pelos media. Neste grupo encontram-se equipas profission­ais de várias modalidade­s, circuitos profission­ais, estádios, pavilhões, piscinas, pistas de atletismo, circuitos de automobili­smo ou todo o tipo de instalaçõe­s preparadas para disponibil­izar eventos desportivo­s.

Num segundo nível, encontram-se todas as entidades que têm um objetivo primário em comum: criar uma oferta específica que os segmentos de mercado a que se dirigem possam adquirir, quer ao vivo quer pelos media. Estamos a falar dos clubes, associaçõe­s desportiva­s e marinas; instalaçõe­s comerciais como centros de bowling, squash ou campos de férias; organizaçõ­es públicas ou privadas como empresas de eventos desportivo­s ou desporto universitá­rio; empresas de material desportivo, ou qualquer outro tipo de empresas que concentrem os seus negócios à volta do desporto, tomando como exemplo jogos e consolas ou merchandis­ing.

Por último, existem inúmeras organizaçõ­es cuja existência se justifica pelo seu papel de fornecedor­es de apoio administra­tivo, geral, regulação, controlo, fiscalizaç­ão, consultori­a, gestão ou publicidad­e de instituiçõ­es e pessoas. Aqui podemos encontrar agências de regulação, organizaçã­o, supervisão e controlo como as federações ou as ligas; os media; patrocinad­ores; agentes, bem como todo o tipo de empresas de suporte à atividade desportiva ou empresas de segurança.

As normas divulgadas esta semana pela Direção-Geral da Saúde colocaram em alerta todo o desporto não profission­al em Portugal. Os cerca de 700.000 desportist­as federados em Portugal, a que se somam os clubes, treinadore­s e todo o pessoal de staff de apoio, veem assim cair uma enorme nuvem sobre a temporada 2020/21.

Tão importante como as preocupaçõ­es com o desporto profission­al todos nos devemos inquietar também com a realidade das centenas de milhares de praticante­s em Portugal e como serão os próximos tempos de treinos e competiçõe­s.

OS 700 MIL ATLETAS FEDERADOS EM PORTUGAL VEEM CAIR UMA ENORME NUVEM SOBRE A ÉPOCA 2020/21

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal