Record (Portugal)

EWAN DÁ LIÇÃO DE SPRINT

Australian­o deixa-se ficar estrategic­amente para trás, para depois atacar de forma letal

- DIOGO JESUS

ç Depois de na véspera ter sido o último (!) a terminar, a cerca de 30 minutos do vencedor, Caleb Ewan foi ontem o primeiro a cortar a meta, depois de dar uma autêntica lição de sprint, mesmo estando com poucos elementos da sua equipa (Lotto Soudal), depois dos abandonos de Philippe Gilbert e John Degenkolb, que seria o lançador do australian­o de 26 anos. Mas fruto de um sprint inteligent­e, Ewan inventou espaço para furar entre os favoritos, surpreende­ndo o bem lançado Sam Bennett e o campeão europeu Giacomo Nizzolo (NTT) sobre a meta, para celebrar a seu quarto triunfo da carreira no Tour: em 2019 tinha vencido três etapas, sendo que a derradeira foi nos famosos Campos Elísios.

“No último quilómetro, estava demasiado na frente, então recuei para ficar na roda, o que me deu tempo para descansar as pernas um pouco antes do último esforço. Descobri o meu caminho entre as rodas, vir de trás é um pouco arriscado, encontrei espaço ao longo das barreiras, apareci com muita velocidade e resultou!”, explicou Ewan: “Com as desistênci­as, a equipa ficou um pouco abalada mas rapidament­e recuperámo­s o foco e queremos fazer um bom Tour.” No pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, chegou o camisola amarela Julian Alaphilipp­e (Deceuninck), seguido pelos seus perseguido­res na geral: o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott) e o suíço Marc Hirschi (Sunweb). “Quero aguentar de amarelo o máximo de dias. Amanhã [hoje] será um duro teste mas vou tentar seguir na frente”, comentou o líder da classifica­ção geral.

Nelson Oliveira sobe para 61.º

Já Nelson Oliveira (Movistar), único português em competição, foi 47º na etapa e está agora na 61ª posição na geral (subiu duas posições), a 8.56 minutos do líder. O ciclista luso voltou a estar concentrad­o na proteção do seu líder, Alejandro Valverde.

A 3ª etapa ficou ainda marcada pela queda de Anthony Perez (Cofidis), que se preparava para ser o novo líder da camisola da montanha: o francês furou e, de seguida, embateu num carro da Cofidis, abandonand­o a prova com uma clavícula partida.

*

 ??  ?? INTELIGENT­E. Ciclista da Lotto bateu Sam Bennett na chegada a Sisteron
INTELIGENT­E. Ciclista da Lotto bateu Sam Bennett na chegada a Sisteron

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal