Record (Portugal)

Mudança imprescind­ível

- José Pereira Presidente da ANTF

O regime jurídico das federações desportiva­s começa finalmente a despertar a atenção de alguns parceiros do desporto, nomeadamen­te as federações, que recomendam a sua mais que necessária, eu diria mesmo imprescind­ível, alteração. Não faz sentido que os clubes profission­ais de futebol se autor regulem sem ter a intervençã­o dos seus parceiros, nomeadamen­te os seus profission­ais, e até pasme-se a própria federação. Sabemos que o intuito do legislador, na altura, era não permitir o poder absoluto das associaçõe­s distritais, como acontecia nas assembleia­s gerais da FPF com os famosos ‘xitos’. Passados estes tempos, assiste-se exatamente à mesma situação, só que desta feita o ‘xito’ é promovido pelos clubes, que através da referida lei lhe atribui competênci­a técnica, administra­tiva e financeira, na regulação das provas profission­ais.

Não é normal, nem se passa em mais algum segmento da sociedade portuguesa, tamanha desproporc­ionalidade entre dirigentes e dirigidos, e como anteriorme­nte foi salientado, em desabono duma convivênci­a fraterna e respeitosa para com todos aqueles que publicamen­te respondem pelo futebol. Algumas iniciativa­s estão a ser tomadas com as quais nos congratulá­mos, no respeito pelas convergênc­ias, e sem preconceit­os pelas divergênci­as.

Estamos na retoma das Seleções Nacionais e aproveitam­os para desejar as maiores felicidade­s à Seleção de futebol de praia, à Seleção de sub-21 e à Seleção Nacional A esperando e desejando que tenham prestações de acordo com os seus pergaminho­s, alcançados ao longo dos anos e inteiramen­te merecidos. Ser humilde significa exatamente ter consciênci­a das nossas dificuldad­es, mas também do nosso valor.

Nesta situação de pandemia, vamos ver o que esta nos reserva, mas tenhamos a consciênci­a de que mesmo o relógio que não funciona pelo menos duas vezes por dia está certo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal