Record (Portugal)

RESPOSTADE­CRAQUE

- PAULO FUTRE

çPaulinho, desculpa tratar-te assim, mas já te conheço há muito. Devias ter 15 ou 16 anos. O Júlio Piloto e o seu amigo Penteadinh­o (?) falavam constantem­ente de um miúdo que nos jogos de futebol de praia no CCCA (Clube de Campismo do Concelho de Almada) era um fora de série. E lá fui eu do parque vizinho, CCL, ver o fora de série algumas vezes… Indo ao assunto: o Campeonato de Portugal tem quatro séries. Nas Séries A e B, porventura mais desnivelad­as, com jogos menos difíceis, os primeiros classifica­dos chegam a uma determinad­a altura com mais pontuação. Nas Séries C e D, talvez mais homogéneas, os líderes chegam à mesma altura com menor pontuação. É justo? JOÃO RIBEIRO, ALMADA

Velhos tempos, João. Passei dos melhores momentos na minha infância e adolescênc­ia naquele parque de campismo chamado CCCA. Eram verões maravilhos­os e a rivalidade que havia entre os dois parques de campismo era tremenda; desde os meus 8 anos até aos meus 16, fazia sempre parte da seleção do CCCA no meu escalão e, a partir dos meus 13/14 anos já era titular da equipa sénior. O grande Júlio Piloto e o grande Penteadinh­o faziam parte da minha família porque eram grandes amigos do meu querido pai e talvez tivessem razão quando diziam que era um fora de série, porque perdi muito poucas vezes naqueles dérbis incríveis entre os dois maiores parques de campismo da Costa de Caparica. E agora, mais a brincar amigo João, duvido muito de que tenhas visto o teu parque de campismo CCL ganhar ao meu CCCA naquela época! Quanto à tua pergunta, atualmente as Séries A e B são mais fortes do que a C e D e de certeza que no passado a C e D foram mais fortes do que a A e B. Isso depende dos ciclos, do dinheiro que querem investir e dos objetivos de cada clube. Agora, João, às vezes o primeiro classifica­do do grupo termina a primeira fase com uma diferença de pontos abismal sobre o segundo e é eliminado na primeira eliminatór­ia. Isto faz parte dos playoffs e acontece no Campeonato de Portugal, no basquetebo­l e em muitos desportos mais. + O Benfica faz bem em deixar cair a possível contrataçã­o de Mariano Díaz? PAULO PEDROSO, OEIRAS

Nesta operação a que te referes, Paulo, de um jogador que está numa das melhores equipas do Planeta e que o quer emprestar, por muito que os dois clubes e o empresário estejam de acordo a última palavra é sempre do jogador. Se o Mariano, uma semana depois de saber que estava tudo acordado entre clubes, ainda não tinha decidido, só pode ser porque ninguém lhe disse que viver em Lisboa, em comparação com Lyon, é um paraíso – começando logo pelo clima – ou tão-pouco lhe contaram que a nível de grandeza e história a diferença entre o Benfica e o clube francês é abismal. Por outro lado, se o Mariano mesmo sabendo que não conta para o seu treinador, ainda pensa que pode triunfar no Real Madrid, entendo as suas dúvidas e a sua demora em decidir. Mas o Mariano já tem 27 anos, ganha 4 a 5 milhões líquidos por ano, já é milionário, está numa cidade maravilhos­a como é Madrid, tem mais dois anos de contrato e pode estar acomodado como é o caso do Gareth Bale. Quando o galês é substituíd­o no Bernabéu nem espera que o jogo acabe e vai direto para casa. Quando não é convocado, no dia a seguir ao jogo chega ao treino e nem sabe se a sua equipa ganhou, perdeu ou empatou. O Bale está noutro mundo e espero que o Mariano não tenha sido contagiado dentro do balneário do Real pelo Bale. Nesta operação, e pelas informaçõe­s que tenho, Paulo, havia acordo entre os clubes e empresário, mas a decisão é (ou era) do jogador e não do Benfica.

+ Pote pode ser o sucessor de Bruno Fernandes? ROGÉRIO SOARES, ESPINHO

O Pedro Gonçalves tem muita qualidade, mas não me atrevo a dizer isso porque são palavras maiores. O Bruno Fernandes fez uma etapa maravilhos­a no Sporting, joga num dos melhores clubes do Planeta, que é o Manchester United, é titular da Seleção portuguesa e está entre os melhores jogadores do Mundo. O Pote, à parte do talento que demonstrou na época passada no Famalicão, também demonstrou que tem caráter, porque não é qualquer jogador que é capitão na I Liga aos 21 anos. Para um jovem triunfar num grande clube como o Sporting tem de ter talento, mas também tem de ter caráter e o Pedro tem estas duas virtudes. Ainda é cedo para responder a essa pergunta Rogério, mas oxalá que possa chegar a esse patamar onde está o Bruno Fernandes neste momento, porque seria excelente para ele, para o Sporting e para o futebol português.

+ Quem é o grande favorito na próxima liga inglesa? O Liverpool vai manter o título? JOANA SANTOS, LISBOA

Não se pode dizer que o Liverpool vai manter o título, mas se mantém o segundo melhor guarda-redes do Mundo (Alisson Becker, porque o número 1 para mim é o Oblak), o melhor central do Mundo (Van Dijk) e as três feras do ataque (Salah, Mané e Firmino), na minha opinião serão os grandes favoritos. Mas não podemos esquecer que a Premier League é o campeonato mais competitiv­o do Mundo e tudo pode acontecer. O grande rival dos reds vai ser novamente o Manchester City de Guardiola, mas também não nos podemos esquecer dos outros tubarões: Manchester United, Chelsea, Arsenal e também Leicester e Tottenham, que já fizeram contrataçõ­es de peso e que ainda podem fazer até ao final do mercado. Qualquer uma destas equipas, teoricamen­te menos favoritas, se tiverem um excelente arranque de campeonato e conseguire­m entrar numa dinâmica ganhadora nas primeiras 15 jornadas, podem embalar e lutar até ao final.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal