Record (Portugal)

VASCO VILAÇA

Português de 20 anos é vice-campeão mundial em Hamburgo. Título ficou a... dois segundos

- DIOGO JESUS

PRATA: Com apenas 20 anos surpreende­u (até o próprio) e sagrou-se vice-campeão mundial de triatlo. O atleta do benfica ficou só a dois segundos do vencedor da prova e já sonha com a medalha olímpica.

ç “Foi quase a prova dos meus sonhos!”, atirou Vasco Vilaça, após ter conquistad­o uma brilhante medalha de prata no Mundial de Berlim. O português de 20 anos surpreende­u os adversário­s e... até o próprio! “Nunca pensei conseguir estar na frente com os melhores atletas do Mundo. Mas depois de tantos anos a ver na televisão, estar lá a competir com eles é algo muito difícil de descrever”, admitiu o jovem do Benfica, que cumpriu a prova em 49.15 minutos, a apenas dois segundos do francês Vincent Luis, que conquistou esta competição, que foi disputada em prova única devido à pandemia de Covid-19, e que teve ainda João Silva em ação: foi 22º classifica­do, com 50.14 minutos.

A estratégia de Vasco Vilaça, vice-campeão mundial e campeão europeu de juniores em

“NUNCA PENSEI CONSEGUIR ESTAR NA FRENTE COM OS MELHORES. É ALGO MUITO DIFÍCIL DE DESCREVER!”, REAGIU

2017, foi tentar juntar-se desde cedo ao francês. “Ele é o melhor atleta do Mundo neste momento, tendo por isso o ritmo para lutar pelo pódio. A bicicleta foi muito dura e estava muito cansado. No final, no sprint, o Vincent tinha mais energia. Mas foi um resultado excelente, estou muito feliz”, sublinha o português. “Este resultado dá muita energia para me manter entre os melhores”, sublinha Vasco Vilaça, que aponta o segmento de natação como o aspeto que trabalhou mais durante a pandemia para evoluir. “É o meu ponto mais fraco, e esse trabalho fez a diferença na prova. Andei a trabalhar muito a corrida e a bicicleta também, mas diria que o que fez este resultado tão fora do normal foi a evolução na natação”, comentou o novo vice-campeão mundial, após concluir a prova de distância sprint (metade da distância olímpica), que incluiu 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e uma corrida de 5 km.

O atleta do Benfica, natural da Amadora, vive atualmente em Linköping, na Suécia, acumulando o triatlo com os estudos universitá­rios. A aventura no triatlo começou aos seis anos, ainda no duatlo, deixando a ginástica para trás, sete anos antes ç Na prova feminina, Melanie Santos foi a melhor portuguesa, em 42º lugar, com um tempo de 57.26 minutos, distante dos 54.16 da britânica Georgia Taylor-Brown, nova campeã do Mundo. Já Gabriela Ribeiro, de 19 anos, fechou a participaç­ão portuguesa na competição disputada em solo germânico, com um 52º lugar. O Mundial de Hamburgo termina hoje (12h21), com a Seleção Nacional a estar representa­da na prova de estafetas mistas, uma especialid­ade na qual ainda tem hipóteses de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizam no verão de 2021. Melanie Santos, João Silva, Gabriela Ribeiro e Vasco Vilaça serão os atletas em competição.

* da mudança para a Suécia, num ano de 2013 em que já tinha amealhado vitórias nos Nacionais de todos os escalões jovens. Quanto à presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio será “muito difícil”, porque não integrou a fase inicial da qualificaç­ão: “Mas quero estar nos Jogos de 2024. Claro que o sonho é uma medalha olímpica.”

*

 ??  ??
 ??  ?? PROMESSA. Jovem de 20 anos viveu ontem na Alemanha o momento mais alto da carreira desportiva
PROMESSA. Jovem de 20 anos viveu ontem na Alemanha o momento mais alto da carreira desportiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal