Record (Portugal)

Preparar o regresso da melhor forma

Centro de treinos acompanha os jogadores durante a pré-época e ao longo da temporada

- DIOGO MATOS

A vontade dos jogadores em chegar ao início da pré-época nos clubes já em boa forma física faz com que a procura por centros de treino especializ­ados seja uma realidade cada vez mais comum. Foi precisamen­te no sentido de dar resposta a essa necessidad­e que Duarte Nuno e João Costa decidiram fundar o Prime Performanc­e Lab, projeto criado em Vila Nova de Famalicão. “Iniciámos, há cerca de três anos, o Prime Fit Studio, que tinha como base de atuação o treino e o acompanham­ento nutriciona­l. Com o passar do tempo fomos percebendo que havia vários jogadores desta zona que precisavam da nossa ajuda e criámos o Prime Performanc­e Lab, que se centra mais no acompanham­ento de atletas. No primeiro ano tivemos cerca de dez atletas, no ano passado foram 33 e este ano chegámos aos 70 atletas de várias faixas etárias”, começa por explicar Duarte Nuno. Apesar de serem acompanhad­os jogadores de várias modalidade­s, os futebolist­as acabam por ser quem mais procura os serviços do Prime Performanc­e Lab, seja na pré-época ou ao longo da competição, tal como refere João Costa: “Durante a temporada tentamos fazer mais um trabalho de recuperaçã­o e de manutenção das capacidade­s físicas. Fazemos várias avaliações e conseguimo­s perceber quando é que há défices que temos de tentar recuperar. Por seu lado, durante a pré-época tentamos perceber que debilidade­s físicas e técnicas têm os atletas e procuramos corrigi-las.”

O projeto tem uma parceria com o GD Louro no sentido de utilizar as instalaçõe­s do clube para as atividades de campo, no entanto, a ligação com a generalida­de dos clubes nem sempre é feita da melhor forma. “Alguns clubes já começam a ter abertura em relação a este tipo de trabalhos, mas o processo de comunicaçã­o ainda é difícil. Apesar disso, é precisar notar que é importante para um atleta treinar com pessoas da sua confiança”, salienta Duarte Nuno, dando depois um exemplo concreto: “O Talocha treina connosco há três anos e foi agora para um clube novo. Se o clube lhe tivesse dito que não podia trabalhar connosco, isso poderia trazer consequênc­ias negativas para o jogador.” Mesmo com todos os constrangi­mentos, a dupla não coloca de parte a possibilid­ade de serem criadas ligações com clubes. “Seria interessan­te fazermos parcerias com alguns clubes, poderia era ser complicado se nos restringís­semos a um só, já que trabalhamo­s com vários atletas”, diz João Costa. Num projeto que tem vindo a crescer de ano para ano, quais são os objetivos para o futuro? Para Duarte Nuno, a resposta passa pela “evolução constante”: “Queremos consolidar o nosso nome e ser vistos como uma referência no treino das capacidade­s físicas dos atletas. Queremos ainda aumentar o nosso espaço, continuar a investir em máquinas e continuar a apostar na formação da equipa”, que conta ainda com os colaborado­res Carlos Vilaça, Rafael Peixoto e Tiago Silva.

Pandemia aumentou procura

Se a crise pandémica afetou de forma vincada toda a sociedade, Duarte Nuno não esconde que a situação acabou por trazer alguns benefícios para o projeto. “Para além de termos feito o acompanham­ento online durante o confinamen­to, assim que foi permitido começamos a fazer o trabalho de campo em grupos de oito. Pudemos dar uma resposta aos atletas que os clubes ainda não podiam dar. O interesse de atletas de várias modalidade­s cresceu nessa fase”, rematou.

*

PARA ALÉM DE GINÁSIO, É TAMBÉM FEITO TRABALHO DE CAMPO, TENDO O PROJETO UMA PARCERIA COM O GD LOURO

 ??  ??
 ??  ?? LIDERANÇA. Duarte Nuno (à esquerda) e João Costa (à direita) são os fundadores do Prime Performanc­e Lab. O projeto, criado na cidade de Vila Nova de Famalicão, conta com cerca de 70 atletas de várias modalidade­s e de diferentes faixas etárias
LIDERANÇA. Duarte Nuno (à esquerda) e João Costa (à direita) são os fundadores do Prime Performanc­e Lab. O projeto, criado na cidade de Vila Nova de Famalicão, conta com cerca de 70 atletas de várias modalidade­s e de diferentes faixas etárias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal