Record (Portugal)

O MENINO 40 MILHÕES

Ponta-de-lança motiva primeira injeção de capital e abre novos horizontes para o reforço da equipa . Assinou até 2025

- PEDRO MORAIS

ç Fábio Silva é reforço do Wolverhamp­ton até 2025 e vale aos cofres do FC Porto uns estrondoso­s 40 milhões de euros. O jovem avançado, de 18 anos, foi ontem oficializa­do como a mais recente contrataçã­o da formação comandada por Nuno Espírito, já depois de Record ter avançado com o negócio e com os respetivos contornos em primeira mão na sua edição online.

O acordo foi anunciado pelos dragões à CMVM da parte da tarde e comunicado também pelo Wolves, nas redes sociais. “O FC Porto vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Wolverhamp­ton para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profission­al de futebol Fábio Silva pelo valor de 40 milhões de euros”, podia ler-se na nota enviada pelo FC Porto. Já o Wolverhamp­ton apresentou a sua “compra recorde” com pompa e circunstân­cia, congratula­ndo-se por ter garantido uma “das grandes promessas” portuguesa­s.

Para o jogador, esta é uma saída pela porta grande, apenas três anos depois de ter regressado aos

azuis e brancos após uma passagem pelo Benfica. O jovem avançado sai ao cabo de uma temporada na equipa principal, na qual somou 21 encontros e apontou três golos, e logo por um valor que o coloca não só no ‘top 3’ das compras sub-18 mais caras da história do futebol, mas também nos lugares cimeiros da tabela das maiores vendas de sempre do emblema portista – ver infografia de apoio.

Apesar de a saída se ter concretiza­do por um valor abaixo da cláusula de rescisão, cifrada nos 125 milhões de euros, a verdade é que esta verba de 40 milhões, há muito definida pela SAD como sendo a fasquia para abrir mão do jogador, revelar-se-á fundamenta­l para aliviar a pressão colocada pelas exigências do fair play financeiro e, no imediato, cumprir os planos para o reforço do plantel. Uma injeção de capital que dá novos argumentos aos portistas, depois de estes terem adquirido Taremi, Zaidu, Carraça e Cláudio Ramos.

VERBA SERÁ FULCRAL PARA O FC PORTO ALIVIAR EXIGÊNCIAS DO FAIR PLAY FINANCEIRO E ATACAR ALVOS IDENTIFICA­DOS

Benfica também lucra

As duas temporadas (2015/16 e 2016/17) que Fábio Silva passou nos escalões de formação do Benfica representa­m, ao abrigo do mecanismo de solidaried­ade da FIFA, a entrada de 200 mil euros nos cofres das águias.

*

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal