Record (Portugal)

Alemanha com avanços e recuos

- JOÃO SEIXAS

Da Alemanha, país também habituado ao rigor organizaci­onal de eventos e instituiçõ­es, chega a prova de que em contexto de pandemia tudo pode mudar rapidament­e. Depois de os organismos competente­s estenderem a proibição de público nos estádios até ao final de 2020, como medida restritiva para combater a pandemia de Covid-19, surgiu um volte-face que teve o RB Leipzig como grande protagonis­ta.

O emblema recebeu uma autorizaçã­o prévia das autoridade­s locais e vai poder ter nas bancadas do seu estádio 8.500 espectador­es para o jogo com o Mainz, a 20 de setembro, na 1.ª jornada de 2020/21 da Bundesliga. O emblema poderá assim ocupar um quinto da Arena Leipzig, mas a permissão fica dependente da evolução dos números de infetados na região. Neste momento a taxa de infeção é de 3,2 casos novos por semana por 100 mil habitantes e caso este valor ficar abaixo de 20, o público poderá regressar ao estádio sem problemas e ver o desafio com o Mainz. É obrigatóri­o o uso de máscaras e o já habitual distanciam­ento social, sendo que a venda de álcool é proibida e o espaço está obviamente vedado a seguidores da equipa adversária.

No seguimento desta notícia, outros emblemas do principal escalão do futebol germânico solicitara­m também permissão às respetivas autoridade­s locais para ter apoiantes nos seus recintos, como são os casos de Hertha Berlim, Union Berlin, Eintracht Frankfurt e ainda Wolfsburgo.

Taça também já definida

Antes do arranque da Bundesliga é tempo de Taça da Alemanha, de 11 a 14 de setembro. A federação germânica permitiu que as autoridade­s de cada cidade definam se permitem ou não o regresso dos adeptos. Recorde-se que o ministro do Interior e Desporto, Horst Seehofer, foi uma das principais vozes na defesa do regresso dos adeptos, que considera essenciais. “A população não entende que muitas pessoas se possam mover num espaço confinado, mas que uma partida de futebol com poucos espectador­es, devidament­e afastados uns dos outros, não seja possível”, disse.

A Liga alemã de futebol aprovou também esta semana a manutenção da possibilid­ade das equipas realizarem cinco substituiç­ões por jogo, em vez das habituais três, mantendo a medida aplicada no final de 2019/20, já em plena fase de pandemia. “Para fazer face à maior fadiga e menor ritmo dos jogadores, a medida será estendida na Bundesliga”, pode ler-se no documento que resultou da reunião da Liga. Uma medida que será adotada pela federação alemã para a liga feminina e ainda para a Taça da Alemanha. Recorde-se que esta medida também está se manterá em vigor na Liga NOS em 2020/21.

Cinco substituiç­ões continuam em vigor

 ??  ?? SOZINHO. Sommer, do B. Monchengla­dbach, divertido
SOZINHO. Sommer, do B. Monchengla­dbach, divertido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal