Record (Portugal)

HOJ E HÁ RONALDO

FERNANDO SANTOS “É o melhor do Mundo“

-

O bom resultado e a boa exibição diante da Croácia deixam antever que Fernando Santos se mantenha fiel ao onze que tão boa conta deu de si, sendo que a entrada de Cristiano Ronaldo poderá ser a única alteração a fazer. Ora, isto só não será uma realidade se o selecionad­or for obrigado a mudar em função da condição física de algum dos titulares no último sábado, algo que até não será de estranhar visto que a maior parte está ainda em plena pré-época. De qualquer das formas, o homem que toma as decisões garante ter total confiança de que, caso alguém não se sinta na máxima força, ele será o primeiro a saber.

“Os jogadores têm níveis de recuperaçã­o diferentes. Alguns jogam três ou quatro seguidos e estão bem e outros já não conseguem ao fim do terceiro. Vamos tentar aferir isso no treino, vamos falar com os jogadores e eles têm uma palavra importante. Vamos analisar, ver como se sentem e vamos olhar para a cara deles, às vezes a cara mostra coisas que não conseguimo­s perceber de outra forma. Tenho um grupo em que confio em absoluto, aqui há uma enorme lealdade, quem não estiver bem vai dizer-me, não têm medo de o fazer”, lembrou o treinador, que ficou a saber, através de uma pergunta de um jornalista sueco, que há quem pense, dentro do balneário do adversário desta noite, que Portugal é melhor sem CR7... “Nenhuma equipa pode ser melhor quando o melhor do Mundo não está. O que sei é que esta equipa, mesmo quando não pode contar com Ronaldo, continua a ser uma grande equipa. E com capacidade para lutar pela vitória em todos os jogos, como irá acontecer amanhã [hoje] frente à Suécia”, assegurou.

No limite

Apesar da total confiança que tem no grupo que lidera, Fernando Santos também fez questão de avisar para a qualidade de quem vai estar pela frente. Até porque a ideia de que os suecos são apenas altos e loiros já não se enquadra na atualidade. “Esta seleção é muito forte, com grande capacidade e por isso está regularmen­te nas fases finais. É uma seleção com jogadores de qualidade, muito bem organizada e com criativida­de. A Suécia tem com jogadores de qualidade que atuam em equipas de topo. Nós temos de estar no limite das nossas capacidade­s, concentraç­ão e com paixão. Temos de ser uma grande equipa porque vamos jogar contra uma grande equipa. Só assim poderemos vencer”, lembrando dois bons exemplos da força dos suecos: “Ainda hoje [ontem] mostrei aos jogadores um jogo contra a Espanha, há cerca de um ano, que só empatou aqui com um golo já depois da hora. E, no sábado, a França passou por dificuldad­es e marcou um golo fortuito...”

*

“TEMOS DE SER UMA GRANDE EQUIPA PORQUE VAMOS JOGAR CONTRA OUTRA GRANDE EQUIPA E SÓ ASSIM PODEREMOS VENCER”

Desde que chegou à Seleção, em 2014, Fernando Santos já lançou 42 jogadores, num claro sinal de renovação. Mas com critério e com uma condição fundamenta­l. “O único critério que temos é a qualidade e qualidade não tem que ver com a idade. Em determinad­os momentos há jogadores que aparecem em melhor forma e outros que ficam de fora. Não há jogadores excluídos pela idade. As coisas não acontecem por decreto de lei. Basta olhar para 2014 e comparar com o presente para ver que é isso que sucede”, realçou o selecionad­or, que no último sábado juntou mais um nome de estreias à lista, neste caso o de Trincão, extremo agora no Barcelona. *

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Trincão foi aposta
Trincão foi aposta
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal