Record (Portugal)

Em frente é o caminho!

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

ç As emoções do futebol profission­al regressam esta quinta-feira com o arranque da Liga Pro. Este é o pontapé de saída na nova época, que irá exigir cuidados redobrados por parte de equipas e jogadores, de modo a que sejam cumpridas as medidas de prevenção necessária­s.

Uma responsabi­lidade essencial, uma vez que, à semelhança do que acontece em jogos da UEFA, a Covid-19 será equiparada a doença. Como tal, registando-se um caso positivo, o jogo não será adiado, com a competição a prosseguir segundo a Lei 3 das Leis de Jogo: cada equipa terá de ter em campo sete jogadores, um dos quais na posição de guarda-redes, e um designado capitão. Ponto importante neste plano de retoma!

Nesse seguimento, Liga Portugal e médicos dos clubes têm trabalhado num sistema de testagem que garanta um controlo eficiente e que, ao mesmo tempo, evite uma hipotética propagação de um surto. Assim sendo, atendendo à orientação 36 da DGS, os testes serão realizados de forma aleatória e com um critério adequado a cada competição.

Quer isto dizer que os testes serão realizados todas as semanas na Liga NOS (e Allianz Cup) aos jogadores que constaram na última ficha de jogo, enquanto na Liga Pro serão realizados a cada duas jornadas, sob as mesmas condições. Já as equipas participan­tes nas competiçõe­s europeias, sempre que se aplique, estarão sujeitas ao UEFA Return to Play Protocol, ou às indicações das autoridade­s de saúde locais onde o jogo venha a ter lugar.

Com cuidado e muita resiliênci­a… venham de lá os jogos e a competição que queremos sem pausas!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal