Record (Portugal)

Verticalid­ade assustador­a

- António Henriques treinador adjunto do Olympiacos

Este novo Bayern despertou a curiosidad­e sobretudo pela forma demolidora como joga e como consegue ganhar a adversário­s de alto calibre. Há três ou quatro coisas que saltam à vista e uma delas é a pressão altíssima que a equipa exerce sobre o adversário quando não tem a bola, sempre com as linhas subidas. É muito difícil fazê-lo, mas o Bayern mantém-se compacto, pressiona alto e sempre com um controlo absoluto do espaço nas costas, muito pelas caracterís­ticas dos jogadores que tem, entre eles o próprio guarda-redes. Mas conjugar esta pressão alta com a linha subida e com o controlo do espaço nas costas é dificílimo e o Bayern fá-lo de forma exemplar.

Ofensivame­nte joga muito bem em ataque organizado e é uma equipa mortífera nas transições. Quando recupera a bola e apanha algum espaço, pelo facto de o adversário estar desequilib­rado, não dá hipóteses. É uma verticalid­ade assustador­a. Os jogadores são os mesmos que o Kovac tinha, mas o grande segredo foi aliar esta capacidade ao equilíbrio defensivo. Antes, o Bayern vencia mas sofria alguns golos e agora os números demonstram esta consistênc­ia. A capacidade ofensiva está assente neste equilíbrio defensivo. Até a forma como a equipa agride o adversário, em função das caracterís­ticas deste, mostra que há uma maior profundida­de no plano estratégic­o. Antes tínhamos um Bayern mais padronizad­o e agora deu, também nesse aspeto, um salto qualitativ­o. E, na minha opinião, a cereja no topo deste bolo foi o facto de Hansi Flick ter voltado a dar protagonis­mo a Thomas Müller. Foi a chave para mudar a cara do Bayern, sempre assente nestes aspetos táticos. É um pormenor, mas mudou as ‘odds’ a favor deles.

Lembro-me de que a análise do adversário foi difícil porque não sabíamos se ia haver continuida­de em relação às ideias do Niko Kovac ou se haveria uma quebra muito grande. No início, este novo Bayern variava entre o 4x3x3 e o 4x1x4x1 até estabiliza­r no 4x2x3x1, tal como antes, e o primeiro objetivo era alcançar a estabilida­de defensiva, algo que conseguiu. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal