Record (Portugal)

DEFESA DE LUÍS PINA PEDE A ABSOLVIÇÃO

Advogado do alegado autor do atropelame­nto admite condenação por homicídio por negligênci­a

- JOÃO LOPES

CASO REMONTA A 22 DE ABRIL DE 2017 E OCORREU DURANTE UMA RIXA ENTRE CLAQUES DO BENFICA E DO SPORTING

A defesa de Luís Pina, o suspeito de ter atropelado o italiano Marco Ficini, durante uma rixa entre as claques de Benfica e Sporting, junto ao Estádio da Luz, a 22 de abril de 2017, pede a absolvição do arguido, por considerar que este não cometeu qualquer infração relativame­nte ao Código da Estrada. O advogado Melo Alves admite, todavia, que a decisão do juiz pode ser outra.

“Em rigor, o meu cliente deveria ser absolvido, uma vez que, como vocês viram, quem infringiu as regras da estrada não foi o meu cliente, mas sim o senhor Marco Ficini”, argumentou ontem o jurista, após as alegações finais, no Campus de Justiça, em Lisboa, reconhecen­do, porém, que Luís Pina “possa ser condenado por homicídio por negligênci­a consciente”. Melo Alves coloca ainda em causa a forma como foi conduzida a investigaç­ão ao que aconteceu naquela madrugada junto ao Estádio da Luz. “A Polícia Judiciária (PJ) não está vocacionad­a para investigar este tipo de acidentes. Devia ser um departamen­to competente, provavelme­nte a GNR, a investigar isto”, advoga o causídico, apresentan­do exemplos do que, na sua opinião, falhou.

“A que velocidade é que vinha o carro do arguido e a própria dinâmica do acidente. Tivemos de juntar um parecer de um perito para explicar toda a dinâmica do acidente. Isto devia ter sido feito pelas autoridade­s competente­s”, insiste Melo Alves, lembrando que “a PJ só se preocupou em saber quem era o condutor do veículo”. Num processo com 22 arguidos (dez dos No Name Boys e 12 da Juventude Leonina), apenas Luís Pina poderá vir a cumprir pena de prisão efetiva, uma vez que, na última sessão do julgamento, a procurador­a do Ministério Público, Leonor Machado, pediu a absolvição de 21, por não existirem provas para condená-los pelos crimes de que vinham acusados: omissão de auxílio, participaç­ão em rixa e dano grave.

A leitura da sentença está marcada para 30 de outubro. *

 ??  ?? JUSTIÇA. Luís Pina é um de 22 arguidos neste processo
JUSTIÇA. Luís Pina é um de 22 arguidos neste processo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal