Record (Portugal)

AS ORIGENS DA NOVA JOIA

As origens de TT: percurso começou em Carcavelos e tornou-se uma história de afirmação em Alcochete

- LUÍS MOTA

JÁ ASSINOU TRÊS VEZES COCOM VARANDAS S TEVE ABORDAGENS PARA SAIR NO VERÃO MAS PREFERIU FICAR

ç A mais recente pérola a sair da Academia de Alcochete já tem marca registada: TT. É a alcunha de Tiago Tomás, o menino que anteontem se estreou na Europa de leão ao peito com um golo que ficará na memória. O talento está lá e foi descoberto cedo. Quando o avançado do Sporting tinha 6 anos ingressou no Carcavelos, o clube da freguesia onde sempre viveu. Chegou a ser disputado por leões e águias, mas decidiu vestir a camisola verde e branca. Destacou-se dos demais logo em 2008. Pegava na bola, fintava todos e fazia golos atrás de golos.

Era castigado por ignorar os colegas e amuava com a repreensão. Ficou os primeiros dois anos nesse registo, sem verdadeira competição. Só quando passou a federado é que a concorrênc­ia chegou, mas mal puxava por ele. E a família que sempre apoiou ficou incomodada. TT precisava de jogar com os mais velhos para evoluir. Rumou ao Colégio Marista em 2012/13. Mesmo assim não foi suficiente. Na época seguinte mudou para o Estoril. E na Páscoa de 2014, integrou a equipa que se deslocou à Academia para disputar um torneio com Sporting e Benfica. Nem era para ter ido, pois a família foi de férias para Andorra. Em boa hora jogou. Deu nas vistas e os rivais de Lisboa lutaram pela contrataçã­o.

O aval do scout Joaquim Libânio foi fundamenta­l e TT escolheria os leões.

Tiago Tomás é uma das grandes promessas da formação, mas não se deslumbra. Terminou o 12º ano e tem nos planos o ingresso no ensino superior. O projeto escolar está, agora, suspenso, pois os horários são incompatív­eis. Mas uma coisa é certa, TT quer continuar a construir uma carreira sólida, sem se comparar com ninguém. Nem tem ídolos. “Sou parecido é com o Tiago Tomás”, costuma dizer aos mais próximos.

*

 ??  ?? ÚNICO. Tiago Tomás não tem ídolos e só pensa em deixar a sua própria marca
ÚNICO. Tiago Tomás não tem ídolos e só pensa em deixar a sua própria marca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal