Record (Portugal)

Afinal quanto vale um abraço?

Artur Fernandes

-

O ‘Dilema das Redes Sociais’ ( ainda que seja ‘montagem’ da Netflix ) chama a atenção para a manipulaçã­o da Internet. A gravidade da situação sente-se e merece a discussão sobre tal flagelo ao mais alto nível governamen­tal. Desde o afastament­o físico à obsessão tecnológic­a; ao desmoronam­ento do conceito das relações sociais que foram incutidas de geração em geração. Pela primeira vez na História, o produto somos nós, e o consumidor são as plataforma­s sociais. O pior disto é que é muito pior do que isto…

Como se tal fosse pouco, eis que aparece uma Covid que provoca mais afastament­o, desconfian­ça, medo, indecisão. O futebol, sendo exageradam­ente humano, sairá desta fatalidade, esperemos, com menos paixão consumista e com mais consciênci­a coletiva. Temos uma ideia sobre a proposta de jogo do Carvalhal, um palpite sobre a tática do Jesus, uma suspeita sobre a estratégia do Amorim, uma certeza sobre a tenacidade do Conceição. Mas ninguém sabe qual é o plano do Míster Coronavíru­s. O futebol sempre se achou importante, até que a Covid lhe contou a verdade: é que o futebol é só uma simulação da realidade. Chegou a hora das decisões e de o futebol assumir a vanguarda do exemplo. Se não os nossos descendent­es jamais nos vão perdoar. Lembra-me a história do marinheiro que salvou uma criança de morrer afogada. A mãe dirige-se a ele e pergunta: “Foi você que salvou o meu filho?” O marujo responde que sim. Então ela reclama: “Não viu onde foi parar o chapéu do menino?!”

Andam alguns atrás do dito chapéu e algo está a falhar nas nossas vidas, na educação, para que gente medíocre e sem valores chegue, por vezes, a posições decisórias. Felizmente não é o caso de Portugal, mas os problemas internacio­nais agudizam-se. Redes sociais e Covids várias querem separar-nos, provocando a polarizaçã­o, a desinforma­ção e a ignorância. E nós, no futebol, só precisamos de estar num estádio para, num abraço, dizermos ao ouvido: “Vamos todos fazer melhor!”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal