Record (Portugal)

O acerto de ficar com Alex Telles

SE PINTO DA COSTA CEDESSE À CHANTAGEM DO MAN. UNITED PERDERIA A REPUTAÇÃO DE NEGOCIADOR DURO QUE TEM NO MERCADO E OS DANOS SERIAM DESASTROSO­S EM TODAS AS FUTURAS OPERAÇÕES

-

A principal medida do FC Porto no fecho do mercado poderá ser a decisão de segurar Alex Telles apesar da pressão sobre a SAD para libertar o jogador que se encontra em final de contrato. A menos que a cláusula de rescisão do lateral seja exercida, ou perto disso, Pinto da Costa já decidiu que o jogador fica e Sérgio Conceição sabe que poderá contar com ele frente ao Sporting, na 4.ª jornada, e no arranque da Liga dos Campeões, contra o Man. City, assim regresse em boas condições da sua chamada à seleção brasileira. Aliás, Telles deverá jogar na sexta-feira pelo escrete, contra a Bolívia, no arranque do apuramento para o Mundial do Qatar, pelo que a urgência de viajar para o outro lado do

Atlântico e integrar a concentraç­ão às ordens de Tite reduz a margem para surpresas de última hora (os red devils ainda jogam com o Tottenham esta tarde), dado que os jogadores que se deslocam da Europa terão de ser submetidos a uma bateria adicional de testes à Covid-19.

Na hora em que Pinto da Costa cedesse à chantagem do clube inglês, como era intenção do intermediá­rio Pini Zahavi, perderia a reputação de duro negociador que ainda detém no mercado, o que causaria certamente danos mais graves no futuro do que o prejuízo imediato de não liquidar o ativo Alex Telles em saldo. O Man. United colocou apenas 10 milhões de euros em cima da mesa e não deu sinais de pretender ir além dos 15 milhões numa investida posterior. Tendo em conta que, nas contas azuis e brancas, o passe do brasileiro se encontra praticamen­te amortizado, os danos reputacion­ais e a quebra desportiva causadas por uma transferên­cia por tuta e meia não justificam o vergar da espinha que compromete­ria a dignidade. Fica dado o aviso de que, mesmo necessitan­do de garantir vendas até ao final da temporada por valores substancia­is, o FC Porto continua a posicionar-se como um emblema prestigiad­o no cenário europeu, não vai admitir faltas de respeito e só admitirá processos negociais que sejam conduzidos com boa-fé. Caso contrário, mesmo no próximo verão, só chegariam ofertas ridículas que pouco ajudariam a mitigar a crise financeira dos dragões.

DEIXAR SAIR UM CRAQUE POR TUTA E MEIA NUNCA É SOLUÇÃO DESDE QUE TENHA C ABEÇA LIMPA

O penálti falhado por Alex Telles frente ao Marítimo não pode mudar, num ápice, a perceção sobre o seu peso e importânci­a na equipa. O FC Porto preveniu-se com Zaidu, que rapidament­e vai dar que falar ao mais alto nível, mas as rotinas adquiridas pelo brasileiro nos tais esquemas táticos de Conceição voltaram a fazer-se sentir no canto que cobrou para o golo de Pepe. Agora, as palavras duras do treinador aplicam-se tanto a Telles como a qualquer outro jogador, dado que a cabeça e o foco têm de estar no Dragão. Positivo é que o dilema das saídas fica resolvido até amanhã.

*

 ??  ??
 ?? Vítor Pinto Chefe de redação ??
Vítor Pinto Chefe de redação
 ?? ALEXANDRE PAIS ??
ALEXANDRE PAIS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal