Record (Portugal)

MESTRADO AZUL PARA LIDAR COM CLÁSSICOS

Plantéis atuais têm diferença bem clara em número de jogos entre Sporting e FC Porto

- PEDRO GONÇALO PINTO

ç Na hora de fazer a antevisão de um jogo como um clássico, a teoria vale o que vale... mas pode dar indicações decisivas. É por isso que olhamos para a experiênci­a – ou falta dela – dos atuais plantéis de Sporting e FC Porto nos duelos entre leões e dragões, sendo que a formação de Alvalade fica muito longe da rodagem que está às ordens de Sérgio Conceição no Dragão. E Coates até é o jogador com mais clássicos no currículo (13), mas o uruguaio não consegue anular a vantagem em termos totais do plantel azul e branco: 73-43.

É que, depois de Coates, surgem cinco dragões até ao próximo leão no ranking. Corona (11),

COATES ATÉ É O JOGADOR COM MAIS RODAGEM EM CLÁSSICOS, MAS É O ÚNICO QUE CONSEGUE RIVALIZAR COM OS DRAGÕES

Pepe, Marcano, Marega (todos com 10) e Otávio (9) superam os 7 de Ristovski – e de Sérgio Oliveira, diga-se –, que nesta altura nem sequer deverá ser opção para Rúben Amorim no jogo de amanhã.

O Sporting até tem 16 jogadores já com minutos em duelos entre leões e FC Porto, apenas menos dois do que os dragões, mas 12 somam dois ou menos encontros. Desta forma, surge algum ascendente para os homens de Sérgio Conceição, mais habituados a estes embates.

Leões quase sem vitórias

Talvez mais preocupant­e do que a falta de experiênci­a dos homens de Rúben Amorim é o facto de só haver três jogadores no plantel que sabem o que é ganhar clássicos ao FC Porto no tempo regulament­ar. Coates e João Mário triunfaram em três ocasiões, enquanto Ristovski fez a festa numa ocasião. No lado do FC Porto, foram 17 os que já somaram triunfos nos embates quentes com o Sporting, com Marega, Otávio e Corona a somarem cinco vitórias.

*

 ??  ?? DISTINTOS. Marega e Quaresma são de gerações diferentes
DISTINTOS. Marega e Quaresma são de gerações diferentes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal