Record (Portugal)

HORA DO CHÁ

Eládio Paramés O problema não é o jogo... são os treinos

-

çÉ um conflito recorrente o existente entre os clubes e as seleções. Contrariam­ente ao que se julga, este não é por o jogador x ou y ser ou não utilizado, mas essencialm­ente pelos processos de treino frequentem­ente utilizados. A realidade é que as lesões que ocorrem nas seleções, com exceção das traumática­s, são mais consequênc­ia do mau treino do que do tempo de jogo.

Nos clubes, aplica-se o critério do +1 e do +2, ou seja, os dias seguintes à competição, e quando o +2 coincide com o dia anterior ao jogo seguinte a exigência de critério no treino é decisiva e a recuperaçã­o e ativação dos atletas é o foco principal do trabalho.

Ora, há quem, nas seleções, ou por não ter experiênci­a ou por falta de conhecimen­to, se esqueça desta exigência e faça treinos descabidos. E é aqui que reside o problema. Em Inglaterra, por exemplo, Kane, Dier ou Chilwell não tiveram problemas durante a competição, mas sim entre os jogos. E outros exemplos poderia dar em outras equipas nacionais.

Naturalmen­te, ninguém pode criticar um selecionad­or que faz alinhar aqueles que considera serem os melhores jogadores. Ninguém o critica, pois o seu único objetivo é ganhar. Mas aqueles que, no tal dia +2, coincident­e com a véspera do dia de jogo, se esquecem de aplicar o tal critério rigoroso (recuperar e ativar) e acumulam erros metodológi­cos, estes, sim, são merecedore­s de crítica e, pior, são os responsáve­is pelos problemas que atingem os jogadores. Responsabi­lidade que, também por norma, publicamen­te rejeitam. Mas a realidade é que, depois, são os técnicos dos clubes quem têm de resolver os problemas e muitas vezes se veem privados dos jogadores.

Creio, por conseguint­e, que este conflito clubes-seleções só se diluirá quando as federações tiverem ao seu serviço técnicos experiente­s e com bom conhecimen­to científico e se estabeleça um diálogo permanente – e sério! – entre estes e os dos clubes. Até lá…em novembro há mais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal