Record (Portugal)

“SENTI SEMPRE TOTAL CONFIANÇA NO MEU TRABALHO” PAULO FONSECA

A mudança de proprietár­io da Roma levantou rumores da saída do treinador português. Paulo Fonseca reage pela primeira vez e garante que vai continuar no clube, com ambição renovada e experiênci­a acumulada na Serie A

-

ç Em traços gerais, o que espera para 2020/21?

PF – É preciso perceber que houve profundas alterações no clube desde que eu cheguei. Houve a mudança de proprietár­io, agora há a questão do diretor desportivo que pode finalmente chegar. É importante o clube conseguir estabiliza­r e encontrar o equilíbrio para depois podermos ter resultados positivos. O objetivo da equipa é fazer melhor do que na época passada, onde começámos a construir um plantel muito jovem. E também temos de perceber a realidade e o contexto em que estamos inseridos. Há uma equipa, a Atalanta, com um projeto de vários anos que não mexeu muito e que vai estar mais forte este ano depois da experiênci­a na Champions. A Lazio não sofreu mudanças nos últimos anos, tem o mesmo treinador há cinco épocas e processos consolidad­os. Existe um Milan mais forte, que se reforçou muito bem, assim como o Nápoles. Nós vamos querer estar nesta luta pela Champions, percebendo que existem duas ou três equipas candidatas a lutar pelo título e as outras que vão lutar connosco.

+ A mudança de dono da Roma teve impacto na preparação da temporada?

PF – Eu percebo que as expectativ­as são muito elevadas e que as pessoas esperem um grande investimen­to na equipa de futebol. Eu acho que este novo presidente entrou no clube de uma forma muito equilibrad­a e realista. Tem sido extremamen­te importante a proximidad­e que têm tido com a equipa e a preocupaçã­o em resolver os problemas da equipa. Têm-me impression­ado muito. Agora assumo que os meses de incerteza precedente­s à venda do clube criaram alguma instabilid­ade no clube e nas pessoas que lá trabalham.

+ Como lidou com as notícias de que o novo proprietár­io não contava consigo? Sentiu o seu lugar em perigo?

PF – Se eu me deixasse afetar pelo que se especula, certamente não teria sucesso. Estive e estou sempre focado apenas exclusivam­ente no meu trabalho. Em todas as conversas com os novos proprietár­ios senti sempre confiança total no meu trabalho.

“É IMPORTANTE A VINDA DE UM DIRETOR DESPORTIVO PARA AJUDAR A CONSTRUIR UMA EQUIPA VENCEDORA”

+ Os novos donos disseram que querem fazer da Roma um dos melhores clubes do Mundo. Na sua opinião, o que é preciso para atingir esse estatuto?

PF – As melhores equipas do Mundo não se constroem em dois dias, é preciso dar tempo para este presidente poder trabalhar de uma forma equilibrad­a. O clube precisa de pensar agora a curto prazo para chegar ao futuro com sucesso. Acho que é importante a vinda de um diretor desportivo para ajudar a construir uma equipa vencedora.

+ Que balanço faz do mercado da Roma ? Está totalmente satisfeito ou faltaram determinad­os jogadores?

PF – Existem mais uma ou duas posições que poderíamos ter

melhorado. Foi, dos últimos anos, o mais difícil de todos devido à pandemia. Foi importante a permanênci­a do Smalling e Mkhitaryan e as contrataçõ­es de Kumbulla e Mayoral. Acho que teria sido importante chegar alguém para substituir Kluivert, mas não foi possível. Mas não esqueçamos que a Roma esteve sem diretor desportivo durante vários meses, portanto isso também afetou as nossas movimentaç­ões no mercado.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal