Record (Portugal)

Gerir o resultado

- Francisco Gomes da Silva

O FC Porto entrou determinad­o a marcar cedo para gerir a vantagem e pensar no encontro frente ao Chelsea, na próxima terça-feira. Os dragões deram uma resposta positiva na ressaca europeia com uma vitória segura por 0-2. A equipa portista entrou com uma pressão alta e eficaz, obrigando o Tondela a ter de jogar longo mesmo quando procuravam atrair a marcação do FC Porto e construir desde trás. Muitos elementos na procura constante da posse de bola e a

EQUIPA PORTISTA ENTROU COM UMA PRESSÃO ALTA E EFICAZ, OBRIGANDO O TONDELA A TER DE JOGAR LONGO

condiciona­rem as pretensões adversária­s de iniciarem a saída de bola desde trás com os seus centrais [1].

Com um bloco médio-baixo e sem uma pressão muito alta

por parte do Tondela, os dragões tiveram espaço para construir desde trás mas sentiram dificuldad­es para entrar no bloco defensivo e na área dos beirões. A solução para desbloquea­r o golo passou pelos pés de Pepe e pela forma como a equipa explorou os movimentos de ataque à profundida­de com Evanilson e Toni Martínez. O avançado espanhol atacou bem o espaço nas costas da linha defensiva do Tondela para fazer o 0-1. [2].

No segundo tempo o ritmo de jogo baixou, com o Tondela

a ter mais iniciativa de jogo, consentida pelo FC Porto, que procurou controlar o resultado e o tempo de jogo a seu favor. A equipa da casa explorou os corredores centrais através de Bebeto e Rafael Barbosa na direita, e Filipe Ferreira e Salvador Agra na esquerda, para desequilib­rar e atacar a organizaçã­o defensiva contrária. A circulação da posse de bola foi previsível, com o FC Porto confortáve­l a defender no seu meio-campo [3].

A velocidade do jogo só aumentou com as substituiç­ões

das duas equipas a partir do minuto 67. Murillo e Jaquité do lado do Tondela, Luis Díaz e Sérgio Oliveira no lado do FC Porto. A equipa Pako Ayestarán arriscou mais para chegar ao golo do empate, com os dragões a fecharem bem os caminhos para a baliza de Marchesín e a explorarem os espaços no momento de transição ofensiva, mas foi Taremi a colocar um ponto final no jogo aos 83 minutos.

 ??  ?? 1
1
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 2
2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal