Record (Portugal)

Nova Liga 3 já começa a ‘mexer’

Prova arranca em 2021/22 como grande aposta da FPF

- JOSÉ ANGÉLICO E PEDRO FILIPE PINTO

Numa altura em que a hipótese de reduzir o número de clubes na Liga NOS volta a estar na ordem do dia, a Federação Portuguesa de Futebol já definiu a completa transforma­ção do 3.º escalão nacional. A edição inaugural será na próxima época e contará com 24 clubes que serão definidos nas próximas semanas, depois de hoje se concluir a 1.ª fase do Campeonato de Portugal

O panorama competitiv­o do futebol nacional tem sofrido inúmeras mudanças ao longo dos anos, tanto ao mais alto nível, nos escalões profission­ais, como nos patamares mais baixos. E, numa altura em que se volta a discutir a possibilid­ade de uma redução do número de clubes na Liga NOS e de alterações também na Taça de Portugal e na Taça da Liga, a grande novidade está mesmo no 3.º escalão, que vai sofrer uma transforma­ção radical. Numa forte aposta da Federação Portuguesa de Futebol, a nova Liga 3 arranca na próxima época e já começou a ‘mexer’. O formato da competição foi revelado esta semana e as 24 equipas que vão participar na edição inaugural vão ficar definidos nas próximas semanas. A grande maioria será, naturalmen­te, oriunda do Campeonato de Portugal – 22 clubes, aos quais se juntarão os dois despromovi­dos da Liga 2 Sabseg.

Hoje conclui-se a 1.ª fase do atual 3.º escalão – o CP passará a ser o 4.º na próxima época – e a partir do dia 25 começa a acesa luta pelo acesso à nova prova, sem esquecer que dois clubes (de entre os oito que terão essa possibilid­ade depois de concluída a presente fase) ainda terão o prémio maior que é a subida à Liga 2 Sabseg. Nas próximas páginas explicamos como será a nova competição e também como se processa a seleção dos participan­tes. E, nesta luta, estarão envolvidos alguns emblemas históricos do futebol nacional, incluindo várias equipas B. Vitória de Setúbal, União de Leiria, Leça, Fafe, Felgueiras, Trofense, Torreense, Alverca, Estrela da Amadora, Amora, Olhanense ou Louletano, todos já com presenças no principal campeonato, são alguns dos possíveis membros fundadores da Liga 3. Mas há também inúmeros emblemas menos conhecidos, sendo certo que a FPF assumirá uma grande exigência no cumpriment­o dos requisitos necessário­s para disputar a competição.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal