Record (Portugal)

Competitiv­idade é palavra de ordem

-

A Liga 3 foi, desde que se soube da implantaçã­o, bem acolhida pela grande maioria dos clubes. Para percebermo­s o porquê desta quase unanimidad­e, falámos com Luís Freire e o professor Neca, dois treinadore­s que conhecem bem o caminho dos Distritais até à 1.ª Liga. O ex-treinador do Nacional ganhou o Campeonato de Portugal em 2017/18 ao serviço do Mafra e não tem dúvidas de que esta prova vai elevar a competitiv­idade em duas divisões... ao mesmo tempo.

“A Liga 3 só não é profission­al no nome. Quase todos os participan­tes vão ter condições profission­ais, e isso, claro está, vai aumentar o nível de competitiv­idade. O Campeonato de Portugal sempre foi muito heterogéne­o, com grandes disparidad­es de orçamentos e objetivos. O simples facto de se treinar de manhã ou só à noite quando os jogadores saem dos seus trabalhos faz muita diferença e assim vão nivelar-se as duas realidades”, começou por dizer o técnico de 35 anos a Record, acrescenta­ndo: “Esta competição vai servir também para preparar ainda mais os clubes para uma eventual subida à Liga Sabseg e, falando por experiênci­a própria, é um salto complicado. Tu podes ter condições profission­ais, mas é um choque grande porque exige muito mais em termos de estruturas, campos de treino, relvados, logística.

Por exemplo, nesse patamar já apanhas clubes muito organizado­s em termos de scout, o que no Campeonato de Portugal é raro.” E se a competitiv­idade aumenta, o jogador evolui e também ele estará mais perto de dar o salto. “No CdP tens de estudar os jogadores, tendo em conta também o contexto. Agora, na Liga 3, as melhores equipas vão estar reunidas, vai haver um maior equilíbrio e, assim, vai ser mais fácil de encontrar qualidade. Porque quem se destacar neste campeonato está a dizer que tem capacidade para chegar às ligas profission­ais”, concluiu.

 ??  ?? SUCESSO. Luís Freire ganhou o Campeonato de Portugal em 2018
SUCESSO. Luís Freire ganhou o Campeonato de Portugal em 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal