Record (Portugal)

O segundo elemento

Depois do ID.3, ‘Elétrico do ano 2021’ em Portugal, a marca avança com um SUV ‘zero emissões’

- PAULO RENATO SOARES

A estratégia de eletrifica­ção da Volkswagen tem um novo elemento. Chama-se ID.4 e já está disponível no mercado nacional. Depois do ID.3, que venceu o troféu ‘Elétrico do Ano 2021’ em Portugal, o construtor germânico fez crescer a família dos modelos ‘zero emissões’ e avançou com uma proposta na categoria dos SUV.

O ID.4 tem por base a plataforma específica para veículos elétricos da VW (nome de código MEB) e aproveita esse facto para conjugar conceitos cruciais como o espaço a bordo e as dimensões exteriores compactas. A escolha da configuraç­ão SUV não surpreende num tempo em que este género de veículos continua no topo das preferênci­as dos consumidor­es.

O exercício de ‘design’ aplicado no ID.4 mostra que a marca alemã também sabe escapar a lógicas mais conservado­ras (o Golf será o exemplo máximo). Linhas fluídas, sugestão de pujança, utilização de LED nas óticas, puxadores embutidos nas portas e jantes de grandes dimensões definem uma forte personalid­ade.

O interior alia simplicida­de à tecnologia e é, sem surpresa, bastante idêntico ao ID.3 – ecrã tátil de 12 polegadas (controlo por voz), iluminação interior personaliz­ável e, como já assinalámo­s, espaço a bordo a acentuar utilização familiar. Complement­ado por bagageira com 543 litros, que podem chegar aos 1.575 depois de rebatidos os bancos. Não faltam, obviamente, a conectivid­ade e os sistemas de segurança e de auxílio à condução.

O novo ID.4 tem ainda a importante vertente da escolha em termos de potência e capacidade da bateria. Há unidade com 52 kWh que permite potências no motor elétrico traseiro de 150 ou 170 cv e outra com 77 kWh para potência de 204 cv. Como é óbvio, a utilização de diferentes baterias implica diferentes autonomias e tempos distintos de carga. O ID.4 pode circular entre 340 e 530 quilómetro­s entre cargas completas e precisa apenas de 38 minutos para chegar a 80 por cento da carga num posto de 100 ou 125 kWh. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal