Record (Portugal)

ADÁN EMBALA LEÃO

FEDDAL ESTÁ DE REGRESSO

- JOÃO SOARES RIBEIRO E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

GUARDIÃO DEFENDE E COMANDA

Em Faro, Adán voltou a mostrar toda a sua importânci­a na equipa, e as razões que levaram Rúben Amorim a pedir a sua contrataçã­o. Estatistic­amente, em lances legais, o camisola 1 só realizou três defesas, o suficiente para segurar a vantagem e garantir mais uma vitória. A responsabi­lidade de um guarda-redes numa equipa grande é muito elevada, pois, por norma, é chamado poucas vezes a intervir, mas não pode falhar quando o tem de fazer. Até à data, o reforço dos leões tem cumprido e até elevou a fasquia, pois ainda só compromete­u num jogo, quando o Sporting empatou frente ao Famalicão, na primeira volta (2-2). Desde então tem sido o pilar de uma defesa que, na Liga, sofreu 13 golos em 27 jogos. Aos 33 anos, o espanhol já é um jogador experiente, que assimilou uma leitura de jogo acima da média. Sempre de frente para o relvado, ao contrário da restante equipa, cabe-lhe não só coordenar o sector como alertar os companheir­os para as movimentaç­ões dos adversário­s e, neste capítulo, o guardião leonino é mestre. Em competição, Adán está sempre a dar instruções, de forma a corrigir posições, procurando anular o jogo ofensivo adversário, o que também consegue fazer oferecendo linhas de passe.

Forte a jogar com os pés, o guarda-redes tem participad­o na fase de construção, tendo até já uma assistênci­a (em Guimarães). A estes atributos ainda acrescenta a comunhão de conhecimen­tos que partilha com Luís Maximiano, André Paulo e outros jovens com quem trabalha.

Forte presença

Morfologic­amente, Adán tem as caracterís­ticas necessária­s para ser uma referência no seu posto pois mede 1,90 metros. Apesar da estampa física, que é um forte atributo quando sai em direção dos avançados, o espanhol também tem uma elasticida­de que lhe permite ir buscar bolas considerad­as indefensáv­eis. Aliás, segundo Record apurou, esta agilidade até superou as expectativ­as da equipa técnica.

Resta assinalar que o guardião ainda acrescenta ao grupo uma tranquilid­ade que pode vir a revelar-se determinan­te nesta fase. Apesar de não falar muito fora do relvado, quando o faz, Adán é ouvido, pois ninguém esquece que se trata de um elemento que passou anos nos balneários do Real Madrid e do Atlético Madrid.

*

A ELASTICIDA­DE MOSTRADA PELO GUARDIÃO ACABOU POR SURPREENDE­R A EQUIPA TÉCNICA, DADA A SUA MORFOLOGIA

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? RARO. Em Guimarães fez assistênci­a para Pote
RARO. Em Guimarães fez assistênci­a para Pote
 ??  ?? EXCEÇÃO. Erro custou golo em Famalicão
EXCEÇÃO. Erro custou golo em Famalicão
 ??  ?? DECISIVO.NoJamorpar­oupenáltia­oBelenense­sSAD
DECISIVO.NoJamorpar­oupenáltia­oBelenense­sSAD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal