Record (Portugal)

Estradista de topo

Apelo estético conjuga conceitos de berlina, carrinha e SUV. Previsto para o segundo semestre

- PAULO RENATO SOARES

A Citroën decidiu-se pela recuperaçã­o do C5, garantindo-lhe a posição de topo da gama. O novo C5 X tem entrada no mercado prevista para o segundo semestre do ano e vai estar disponível em versões a gasolina e também com solução híbrida ‘plug-in’ – em linha com outros modelos da marca [ver caixa].

O novo elemento da família Citroën é, por definição, um estradista. Mas procura distinguir-se pelo ‘design’ exterior. Aqui seguindo uma conjugação de conceitos – elegante como uma berlina, dinâmico como uma carrinha e com maior altura ao solo, como um SUV. Será, eventualme­nte, interpreta­ção estilizada de um ‘crossover’, mas com personalid­ade muito própria e que foi beber inspiração ao ‘concept’ CXperience, revelado em 2016.

Sem surpresa, o novo C5 X incorpora a mais recente tecnologia desenvolvi­da pela Citroën. Quer em termos de segurança e conforto – referência neste particular para os bancos e para a suspensão ativa integrados no programa ‘Advanced Comfort’ –, quer nos sistemas de informação. E o maior destaque vai para a estreia de um ‘head-up display’ ampliado e a cores. O ecrã tátil de 12 polegadas e a conectivid­ade (quatro entradas USB) dão também nota tecnológic­a.

O C5 X mede 4,805 metros; tem 1,865 m de largura e 1,485 de altura. A marca francesa do grupo Stellantis sublinhou na apresentaç­ão ‘online’ que estas dimensões colocam o novo modelo no centro do segmento D (executivos), salientand­o ainda a vertente familiar. Quer pelo espaço a bordo, quer pela capacidade da bagageira: 545 litros. As enormes rodas de 19’’ ajudam a elevar o C5 X de forma a apresentar 4 a 7 centímetro­s de maior altura ao solo por comparação a berlina convencion­al.

A personaliz­ação também não foi esquecida (há opções distintas para o interior) e o condutor vai beneficiar de auxílios e de sistema que está no nível 2 da condução autónoma – conjugando a velocidade adaptativa com o ‘Stop&Go’ e o assistente de manutenção de rodagem.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal