Record (Portugal)

Ousadia e alegria

- PASSE TELEGUIADO David Novo Editor

çUma rotação com a bola colada ao pé frente a Alaba e falta sofrida; uma finta sobre Lucas Hernández e um penálti por marcar; ‘pedaladas’ à frente do mesmo adversário e remate com perigo; Coman pregado ao solo e disparo à barra; um túnel a Müller e a jogada prosseguiu.

Neymar jogou contra o Bayern na Liga dos Campeões como se estivesse a jogar com os amigos no campo do bairro.

O brasileiro nunca abdica da ousadia e alegria a jogar futebol, mas o tempo e a experiênci­a trouxeram-lhe a inteligênc­ia e noção de que deve conciliá-las com a eficiência. Existem outras formas de executar determinad­os gestos e ações, mas Neymar prefere

NEYMAR DIVERTE-SE A JOGAR FUTEBOL E DIVERTE QUEM O VÊ. E JOGA COM SENTIDO

quase sempre recorrer à ‘ginga’ tão caracterís­tica dos jogadores brasileiro­s. Os que o defrontam podem entender como provocação – em muitos momentos têm razão – mas quem assiste sabe que o futebol de Neymar tem uma magia que poucos conseguem reproduzir, uma magia que ajuda a ganhar jogos e títulos.

Neymar tem 29 anos, nunca ganhou a Bola de Ouro e, se calhar, nunca a vai ganhar.

Nada que apague a carreira recheada que está a construir e o legado que vai deixar, por muito que alguns prefiram falar dos episódios fora de campo, das idas ao Carnaval e das lesões inventadas para festejar os aniversári­os da irmã. A criativida­de e irreverênc­ia são bem-vindas no futebol, logo devemos desfrutar de Neymar e dos que usam estas caracterís­ticas para um jogo mais bonito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal