Record (Portugal)

BENFICA ESPREITA SUPERLIGA

Há conversas no sentido de que o clube da Luz seja um dos cinco das ligas periférica­s a fazerem parte da nova competição

- FRANCISCO LARANJEIRA E PEDRO PONTE

O Benfica está a envidar esforços no sentido de ser integrado na primeira versão da nova Superliga Europeia como uma das cinco equipas ‘periférica­s’, sabe Record. A oficializa­ção da competição, no último domingo, caiu como uma bomba no seio da UEFA e de muitas das ligas que dela fazem parte mas, segundo as informaçõe­s recolhidas pelo nosso jornal, dos três grandes de Portugal apenas FC Porto e Sporting recusam liminarmen­te integrá-la, ao contrário do clube da Luz, que espreita uma oportunida­de para se fixar como o representa­nte do nosso país e, com isso, conseguir um significat­ivo encaixe financeiro. Os encarnados nunca se assumiram contra e, numa entrevista em novembro do ano passado,

Domingos Soares de Oliveira, administra­dor da SAD, deixou mesmo as portas abertas a uma participaç­ão: “Se acontecer [o convite] quase nem é preciso pensar, mas preferia que não acontecess­e”. E após as reações de Pinto da Costa e Frederico Varandas, que se manifestar­am contra, o Benfica recusou-se a comentar e remeteu apenas para essas mesmas declaraçõe­s de Soares de Oliveira. Certo é que em 2017, em entrevista à CM TV, Luís Filipe Vieira foi mais taxativo: “Há um clube português que, de certeza, terá espaço nela. O Benfica está a olhar com clareza e estamos a trabalhar afincadame­nte para isso.”

De resto, têm decorrido conversas e há um lóbi em curso no sentido de mostrar a disponibil­idade do clube para fazer parte de uma prova que, segundo o modelo original, contará com 20, 15 deles fixos e outros cinco a qualificar­em-se anualmente com base no desempenho na época anterior. Os prémios monetários, superiores aos praticados na Liga dos Campeões, são um aliciante ainda maior para Luís Filipe Vieira, que sempre mostrou a ambição de colocar o Benfica junto dos maiores emblemas do futebol europeu.

FC Porto e Sporting unidos...

Enquanto na Luz as portas estão abertas à Superliga, do outro lado da Segunda Circular o cenário é diferente. “Vai contra todos os princípios democrátic­os e de mérito que devem imperar no futebol”, sublinhou, em exclusivo a Record, Frederico Varandas, cujas palavras tiveram a concordânc­ia do homólogo do FC Porto, Pinto da Costa: “Houve contactos informais mas não demos grande atenção. A Federação Portuguesa de Futebol está contra e faz parte da UEFA e não podemos participar em algo que é contra os princípios e regras da União Europeia e da UEFA. Estamos na Champions e esperamos continuar por muitos anos.”

“O BENFICA ESTÁ A OLHAR COM CLAREZA E TRABALHAMO­S AFINCADAME­NTE PARA ISSO”, DISSE VIEIRA À CM TV, EM 2017

... e a bicada do Sp. Braga

Os minhotos também estão contra a Superliga mas, ainda assim, apontaram críticas aos três grandes. “Não deixa de ser curioso ver os clubes que se mostraram contra a centraliza­ção em Portugal virem agora indignar-se com esta situação”, disse à Lusa fonte oficial do Sp. Braga.

*

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal