Record (Portugal)

“Liga 3 vai aumentar escrutínio”

-

As provas profission­ais têm um grande escrutínio, mas o mesmo não acontece no Campeonato de Portugal. Como podemos travar isto?

JE – Não é como podemos, é como vamos travar. A Federação olhou para o quadro competitiv­o e alterou, criando a Liga 3. Isso permite trazer para cima os clubes e escrutiná-los mais. A forma de minimizar esse problema é através da regulament­ação da Liga 3, do Campeonato de Portugal e da certificaç­ão. Estes regulament­os que estão a ser feitos permitem exigir e correspons­abilizar os clubes. O que não pode acontecer é ninguém olhar para aquelas competiçõe­s. Por que é que de repente se começou a falar dos problemas do Campeonato de Portugal? Porque o Sindicato denunciou.

+São problemas novos, que não existiam antes.

JE – Claro, mas é preciso chamar a atenção para eles. O Campeonato de Portugal era uma realidade desconheci­da, ninguém falava nessas vicissitud­es. Temos de ter a capacidade para identifica­r um problema e resolvê-lo em conjunto. O Sindicato e a Federação têm feito esse papel, mas os clubes também têm de fazer parte da solução. Nada me move contra os clubes, o que me move é a defesa do jogador e, com isso, a defesa do futebol.

Como é a relação do Sindicato com Liga e FPF?

JE – É preciso que o Sindicato mantenha esta capacidade de intervençã­o, em diálogo com os demais. Portugal foi dos poucos países onde conseguimo­s resolver os problemas de forma conciliató­ria: redução e deferiment­o dos salários, prorrogaçã­o de contratos, seguros Covid, ajuste de férias… Fomos sensíveis às circunstân­cias económicas e aceitámos reduzir o salário mínimo na 2ª Liga, o que revela uma disponibil­idade enorme. Relativame­nte à Liga 3, desejávamo­s que todos os jogadores tivessem um contrato, mas reconhecem­os que neste momento não há condições. Por isso, aceitámos reduzir o salário mínimo, desde que 50 por cento dos jogadores tivessem contrato e, desta forma, atacamos a precarieda­de. Tudo isto resultou de um diálogo efetivo com a Federação e a Liga.

*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal