Record (Portugal)

TROCA COM FRANÇA

Gauleses vão apitar na Liga NOS, enquanto portuguese­s podem ser chamados para a Ligue 1

- PEDRO GONÇALO PINTO

Portugal e França estabelece­ram uma parceria que, na próxima temporada, vai fazer com que árbitros lusos sejam nomeados para encontros das ligas profission­ais gaulesas, enquanto os franceses vão deslocar-se ao nosso país para ajuizarem encontros de Liga NOS e Liga Sabseg. Trata-se de um intercâmbi­o de árbitros, que envolve a equipa de campo e de videoarbit­ragem, quando a prova em causa o implicar.

A ideia é proporcion­ar mais oportunida­des de formação e, acima de tudo, experiênci­a internacio­nal aos árbitros das duas nações, algo que José Fontelas Gomes vê com bons olhos. “O nosso objetivo é oferecer aos árbitros as melhores condições que contribuam para a sua evolução, seja no âmbito da formação, do conhecimen­to, da tecnologia, mas também noutras dimensões. Nesse sentido, a oportunida­de que proporcion­amos a nível de experiênci­as internacio­nais é muito importante para o cresciment­o dos nossos árbitros”, destacou o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Já Pascal Garibian, diretor do departamen­to de arbitragem da Federação Francesa de Futebol, também se mostra agradado. “As nomeações para competiçõe­s internacio­nais comprovam o sucesso desta política. A colaboraçã­o com a FPF traduz este esforço de excelência na arbitragem e para o qual a FFF se compromete­u”, sustentou.

*

O DEVE E O HAVER

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal