Record (Portugal)

NANU TITULAR

FRENTE AO V. GUIMARÃES

- ANDRÉ MONTEIRO E ANDRÉ GONÇALVES

ZAIDU POUPADO E MANAFÁ À ESQUERDA

A passagem de Sérgio Conceição pelo comando técnico do FC Porto está já bem enriquecid­a de marcos históricos na perspetiva individual e com reflexos no âmbito coletivo. A mais recente façanha foi consumada ainda no último domingo, diante do Nacional, ao ter alcançado a centésima vitória na 1ª Liga como treinador do FC Porto, um feito sem paralelo na história do escalão maior. Mas no horizonte de Conceição há outros recordes que vão ao encontro da ambição portista de revalidar o título conquistad­o na temporada passada. O treinador, de 46 anos, persegue uma inédita 4ª época consecutiv­a a dobrar a fasquia dos 80 pontos no campeonato, depois dos 88, 85 e 82 nas três anteriores. Atendendo ao ritmo a que seguem os dragões, com seis vitórias seguidas na prova, é plausível que Conceição conduza o FC Porto a mais uma prestação na casa dos 80 pontos, sendo que no máximo chegará aos 84.

E a confirmar-se essa marca, será o primeiro treinador da história a consegui-lo em quatro temporadas consecutiv­as, desempatan­do com Rui Vitória, quando represento­u o Benfica entre 2015 e 2018 e que, tal como Conceição, somou dois títulos de campeão nacional em três anos – o último ano de Rui Vitória, aliás, coincidiu com o primeiro de Conceição, que terminou com a festa azul e branca nos Aliados. Jorge Jesus, refira-se, só conseguiu duas campanhas seguidas com total de pontos superior a 80.

De cinto apertado

Sérgio Conceição, recuperand­o a marca estabeleci­da na Choupana, foi o mais rápido treinador da história a conseguir 100 vitórias na prova, aos 129 jogos disputados, tendo ultrapassa­do Sven-Goran Eriksson, que atingiu o número redondo pelo Benfica ao fim de 131 encontros.

Um percurso traçado sempre de cinto apertado, atendendo às restrições associadas ao fair play financeiro da UEFA presentes ao longo destes anos, das quais o FC Porto prevê libertar-se no final desta época. E um ciclo vitorioso composto, sabe Record, por momentos particular­mente especiais para Sérgio Conceição, sintetizad­os na coluna

SÓ O TÉCNICO PORTISTA E RUI VITÓRIA, ESTE ENTRE 2015 E 2018, CHEGARAM ÀQUELA FASQUIA TRÊS VEZES SEGUIDAS

mais à direita da fotografia e que incluem, por exemplo, os triunfos que permitiram aos portistas carimbar o título de campeão em 2017/18 e 2019/20. Certo é que Sérgio Conceição não quer ficar por aqui e até já aponta à conquista de mais vitórias ao comando dos dragões.

*

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ATÉ AO FIM. Conceição não deita a toalha ao chão e mantém confiança na revalidaçã­o do título
ATÉ AO FIM. Conceição não deita a toalha ao chão e mantém confiança na revalidaçã­o do título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal